Peixes Ornamentais em Aquário

Moenkhausia pittieri
Tetra Diamante

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Tetra Diamante - Moenkhausia pittieri

Fotos & Comentários

diamondt1.jpg (17kb)
Fotografia: Ophie

Nome: Moenkhausia pittieri
Comp AquapHTemp
Origem: Venezuela
6 cm 60 L 7.0 28°C

Comentário

O Tetra Diamante é uma das beldades do reino dos tetras, e sua variação de cor é impressionante. A coloração tem dois extremos. Possui o corpo prata-acinzentado, com uma listra negra que vai da cauda até o centro acompanhando a linha lateral, mas pode adquirir um colorido violeta extremamente forte, dominante nas nadadeiras e dorso do corpo, com iridescência dourada e verde. Logicamente, quanto mais adaptado, mais colorido. A cor forte também aparece em situações de exibicionismo, como o dono passando na frente do aquário, hora de comer (come na superfície), cortejo da fêmea e cardumes numerosos. É nativo da América do Sul, agüentando de 23 a 30°C. Como regra geral, o aquário deve ser plantado, mas o Moenkhausia pittieri é exibicionista por natureza. A fêmea possui nadadeira dorsal discreta, lembrando a de um tetra-limão ou mato-grosso. O macho tem a nadadeira dorsal em forma de foice e pode ser simplesmente mais vistosa ou alongada até a caudal. Enquanto nas nadadeiras dos machos o violeta é mais forte, a fêmea tem verde oliva/amarelo predominante.

Contribuído por Carlos Eric
Comentário

Comprei 2 exemplares como sendo o tetra limão (só estavam os 2 na loja, com outros tetras), mas sempre suspeitei que se tratava de outra espécie. Vendo agora esta página finalmente descobri que meus misteriosos tetras são diamantes. O comentário anterior sobre a cor cinzenta nas lojas é verdadeiro, só levando o peixe para casa para descobrir seu colorido. Ficam meio assustados em comparação aos outros caracídeos no aquário, mas acho que isso se deve ao fato de estarem em menor número.

Contribuído por Raphael Motizuki

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!

                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L