Peixes Ornamentais em Aquário

Cichlasoma octofasciatum
Dempsey Azul

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Dempsey Azul - Cichlasoma octofasciatum

Fotos & Comentários

Blue_Dempsey_2.jpg (30kb)
Photo Credit: Tom Lay

Nome: Cichlasoma octofasciatum
Comp AquapHTemp
Origem: Linhagem doméstica
15 cm 150 L 7.0 24°C

Comentário

Esta é uma bela variante do Jack Dempsey original, que geralmente é marrom escuro com muitas pintas azul-metálicas. O Dempsey Azul juvenil é basicamente branco com manchas marrons e negras, e o lindo azul-turquesa vai ficando mais forte à medida que o peixe cresce. A diferenciação sexual também fica mais fácil então...o macho desenvolve longas e pontudas barbatanas dorsal e anal, e também uma fina faixa vermelho escuro ao longo de toda a barbatana dorsal. Mas eu aprendi que os verdadeiros Dempseys Azuis não produzem crias viáveis. Você tem que cruzá-los com um Jack Dempsey normal para conseguir "mestiços" férteis. Então cruza estes mestiços entre si para gerar 25% de Dempseys Azuis, ou cruza um mestiço com um Azul para gerar 50% de Dempseys Azuis novamente. Esta variante cresce um pouco menos, e também tem um temperamento mais dócil que a maioria dos Jacks. Um novo, raro e belíssimo peixe para se ter num aqua de ciclídeos!

Contribuído por Marcos Avila
Comentário

Possuo um Dempsey Azul há 45 dias e seu crescimento é fenomenal. E com seu crescimento além da coloração azul que aumenta, seus olhos ganham um forte tom alaranjado deixando-o muito elegante.

Contribuído por Eduardo Victoria
Comentário

Tinha dois Dempseys Azuis que viveram um tempão. Mas não existe peixe mais cínico e voraz que ele. É capaz de "devorar" um peixe com quase o seu tamanho, sem deixar vestígios. E olha que não é por fome ou "territorialismo". Depois de "aprontar" vai para o seu canto com a cara mais dissimulada do mundo. Por fim, para não dizer que só citei "defeitos", digo que é o peixe mais belo e intrigante que criei nos meus 15 anos de aquarismo.

Contribuído por Ivete Almeida
Comentário

Criei um Jack Azul por 2 anos e alguns meses mas ele morreu devido à sua "gula". Achei uma minhoca no jardim de casa e resolvi jogá-la no aquário. Ele acabou engolindo ela inteira e acho que não fez muito bem...coitado, eu adorava ele. É um peixe muito ativo, se você montar uma toca nova ele é o primeiro a se esconder nela, nada pelo aquário inteiro e é pacífico com peixes do mesmo porte. Criava ele junto de outros 3 Acarás, 2 balas, 1 labeo, 3 botias e 5 coridoras. Essa foi uma das melhores "configurações" de aquário que já montei. Quando recebia visitas em casa ele parecia desfilar para os espectadores, todos o elogiavam - Olha que legal aquele peixe azul!

Contribuído por Carlos Wenceslau
Comentário

Possuo em meu aquário de 1000 litros um casal de dempseys azuis. Eles são um dos peixes mais fascinates que já criei em 7 anos de aquarismo. É um peixe bem comilão que aceita praticamente qualquer tipo de comida que for dada. Enfim, o jack azul macho tem 20 cm e a fêmea 17 cm. Eles já se reproduziram 3 vezes mas não consegui manter os alevinos vivos. Eles são tão acostumados comigo que comem na minha mão (fantástico).

Contribuído por Tiago Dumont
Comentário

Tenho um Dempsey Cobalto em meu comunitário plantado e posso dizer que, perante os demais, é o que mais se destaca. Seu apetite às vezes me surpreende. Pouco agressivo para um ciclideo, se apresenta sempre para o dono para saborear seu petiscos diários. Recomendo.

Contribuído por Abel Guimaraes



 Páginas:  1  | 2 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L