Peixes Ornamentais em Aquário

Pseudotropheus demasoni
Demasoni

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Demasoni Pombo - Pseudotropheus demasoni

Fotos & Comentários

Pseudotropheus_demasoni_2.jpg (13kb)
Photo Credit: Tim (SharkyX10)
Comentário

Pseudotropheus demasoni Pombo é o meu ciclídeo Africano preferido. Possuo 6 indivíduos, 2 machos e 4 fêmeas em um aqua de 200 L. Tenho conseguido reproduzí-los uma vez a cada dois meses, em condições ideais para a espécie. Três destes têm 2 anos e possuem 16 cm, acabando de vez com o mito de que estes só cresceriam até 8 cm. As ninhadas costumam ter em torno de 25 a 30 alevinos com + ou - 3% de perda. Os machos possuem diferenças morfológicas em relação às fêmeas, além de terem uma coloração muito mais chamativa. Estes são na verdade onívoros, nescessitam sim de proteína animal para a formação de seus ovos, apenas comem uma quantidade maior de algas. Crio ciclídeos africanos há seis anos e no momento estou com dois aquas: um de 200 L e um de 100 L para o desenvolvimento dos alevinos.

Contribuído por André Veiga
Comentário

Tenho um Pseudotropheus demasoni há um ano, este tem 7-8 cm. No meu aquário tenho também Tropheus duboisi; Pseudotropheus saulosi; Pseudotropheus acei; Pseudotropheus socolofi albino; Labidochromis caereleus. Este peixe é um terror, ele ataca todos os peixes do aquário e não pode ver nenhum na parte da frente do aquário pois estes para ele devem estar atrás das rochas. Mal um vem a frente já sabe que vem corrida do Demasoni. É um peixe muito lindo o que eu acho estranho é ele tremer muitas vezes em frente aos outros peixes de outras espécies. Eu acho que aquilo nao se trata de ritual da corte mas sim de uma forma de ele expressar o seu territorialismo, assustando os outros peixes!

Contribuído por André Ferreira
Comentário

Durante um período de 3 anos, mantive um deles em um aquário pequeno para a espécie - 60 L. O cativeiro de pequeno porte lhe foi muito prejudicial: passava o tempo todo escondido ou brigando e não alcançou os 8 cm, mas apenas 5 cm, talvez até mesmo pelo hormônio que impede o crescimento usado pelos ciclídeos, só diminuído em trocas de àgua. O ideal é mantê-los como um só exemplar em 100 L, ou no mínimo 6 a 8 para aquas superiores aos 200 L. No aqua de 60 L ele matou um auratus, e foi a gota final, passei-o para um aqua de pequeno sozinho. Depois de algum tempo, minha mãe ligou o aquecedor e o esqueceu assim...quando cheguei meu colega estava morto por falta de O2. Esta foi minha homenagem ao meu colega.

Contribuído por Suny Watanabe
Comentário

Os demasoni são sim herbívoros e não carnívoros com tem vindo a ser dito. É claro que também precisam de proteína, mas não aconselho ração com mais de 40% em proteína e quanto há proteina há varios tipos de proteina! Se não for assim corre-se o risco de sofrerem de Malawi Bloat! É claro que chegam aos 16 cm eu também já vi auratus muito maiores do que deviam, mas isso é porque a dieta não foi ideal. Teve-se sorte também, corre-se o risco deles morrerem cedo, pois as gorduras acumulam-se no fígado, para além de não serem tão atractivos a meu ver! Há um ano que mantenho um trio que está em breve a aumentar, pois os primeiros alevins estão quase adultos e sei que os machos gostam de muitas fêmeas. Isto num aquário de 1,2 metros (240 litros) com outros peixes do Malawi. Posso dizer que são um show e nunca vi peixe mais calmo. Sim eles são agressivos e quando ele quer nenhum lhe faz face, mas como tenho muitas rochas ele anda todo contente. Eu adiciono os juvenis de volta ao principal ao fim de 1 a 2 meses e farto-me de rir quando eles, ainda muito pequenos, vão por de trás do meu nyererei macho, mordem-lhe a cauda e escondem-se logo :p. Quando o grande se vira já não está lá nada! O máximo número que tive até hoje foram 9 alevins, mas penso que normalmente as ninhadas irão a ser de 15! Eles adoram rocha furada, onde se escondem. É um peixe que eu aconselho a qualquer um pelas suas cores e pelo seu comportamento! Mas é preciso ter-se condições e a alimentação correcta, ou podemos ter grandes dissabores com a morte dos nossos bichinhos!

Contribuído por Paulo Amaro
Comentário

Já não criava o Demasoni há algum tempo, procurei escolher outros ciclídeos mais pacíficos. Realmente meus oito exemplares não me dão problema algum, mas sentia que meu aquário precisava de mais emoção! No aquarismo o desafio e o aprendizado são constantes e pensei comigo que um aquário de ciclídeos sem um Pombo fica muito sem graça. Coloquei um exemplar de no máximo 5 cm, pensei que não fosse durar muito tempo no meio somente de peixes adultos. Mas sua agilidade e valentia são incríveis, assim como a maioria dos Pseudotropheus. Enquanto fugia dos outros peixes, já ia se alimentando ao mesmo tempo. Depois de uma semana no aquário, o único peixe que o incomoda é um Brichardi. Ele não sabe o que o espera!

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!



 Páginas:  1  | 2 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L