Peixes Ornamentais em Aquário

Pseudotropheus demasoni
Demasoni Pombo

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Demasoni Pombo - Pseudotropheus demasoni

Fotos & Comentários

demasoni1.jpg (21kb)
Fotografia: Michel Lalonde

Nome: Pseudotropheus demasoni
Comp AquapHTemp
Origem: Lago Malawi (Africa)
8 cm 100 L 8.1 27°C

Comentário

Um dos ciclídeos mais belos que conheço! Possuo um exemplar que adquiri há pouco mais de um mês com uns 3 cm, e hoje em dia já chegou aos 5 cm. Também conhecido com Pombo, pertence ao mesmo gênero do Socolofi e do Zebra Red, possuindo agressividade similar à destas outras espécies. Um peixe facilmente confundido com outros da mesma familia, como o Socolofi e o Pseudotropheus Mbamba, quando saudável possui uma coloração fantástica, chegando a ter o corpo azulado com listras pretas, e em alguns casos, dependendo do nivel de stress do peixe ele pode atè perder suas listras temporariamente. Alimento o meu com Tetra Color Bits (mesma Tetra Discus), alternando com Tetra Spirulina, o que promove uma realce fantástico das cores e um ótimo crescimento do peixe.

Contribuído por Jeff
Comentário

Conhecido como Pombo (região de onde provém, no continente africano) é um peixe magnífico, excelente para aquários de ciclídeos africanos. É pouco tolerante com espécimes que se assemelhem ao seu próprio padrão de coloração e menos ainda com membros da mesma espécie. A identificação entre os sexos de P. demasoni é praticamente inviável, devido às semelhanças, apenas olhos bem experientes o saberiam identificar e mesmo assim, depois de um certo tamanho/maturidade e depois de já ter visto a desova. Entretanto, há quem defenda que o macho possui coloração mais vívida e nadadeiras ventrais mais longas, e até mesmo o "egg spot" da nadadeira anal mais expressivo (eu sou um, mas só poderei confirmar se estou certo daqui há alguns meses).

Contribuído por João Luís
Comentário

O Pseudotropheus demasoni (ou Demasoni pombo) é um ciclídeo muito agressivo, apesar de não ultrapassar os 8 cm. Seu corpo, coberto de listras negras, contrasta com um formidável azul neon. Já nos primeiros meses de vida, apresenta a mesma coloração que terá por toda sua vida. Por ser muito agressivo e territorialista, o aqua deverá ter muitas tocas e esconderijos, nunca mantendo dois ou mais machos nele. Aconselho o convívio de 5 fêmeas e 1 macho. Quanto ao dimorfismo sexual, os demasonis são idênticos entre si, somente se distinguindo o macho pelo seu temperamento territorialista e pelo ritual de corte, que consiste em parar em frente ao outro da espécie e começar a tremer infrene. Por não crescerem muito, é de bom alvitre dar rações cujos grânulos sejam menores que o normal, ou tributrá-los a pó. São ciclídeos carnívoros, portanto, uma dieta com artêmias e blood worms, duas vezes por semana, é bom para mantê-los altivos e com uma coloração saudável. Não tive muito sucesso na reprodução dessa espécie de ciclídeo, pois os alevinos nasceram com malformações e morreram dias depois, ocorrendo novamente por mais duas posturas. [N.E.: a literatura diz exatamente o contrário, os demasonis são herbívoros e não carnívoros - MA]

Contribuído por Pablo Ricardo
Comentário

Possuo um exemplar do Pseudotropheus Demasoni ou Demasoni Pombo, como tamém é conhecido. O macho é muito agressívo e esta é uma das poucas formas de se diferenciar o macho da fêmea - que não é tão territorialista quanto o macho. É um peixe que come todo tipo de ração, principalmente as com aroma de carne. Alimento o meu com Tetra Diskus pois é uma ração boa e de tamanho bom para o porte do Demasoni. Quando chega no aquário pela 1° vez, ele faz como disse o colega acima, o ritual de corte no qual os peixes ficam nervosos, tremendo e se debatendo no cascalho.

Contribuído por André Chaplin
Comentário

O demasoni é realmente muito agressivo, principalmente com os membros de sua espécie. Sua reprodução é bem complicada pela dificuldade na identificação dos sexos, e mesmo tendo um macho e uma fêmea, se os dois não combinarem um mata o outro. A teoria de barbatanas pontudas para machos neste caso nem sempre funciona...sempre tive sucesso com outros ciclídeos, mas com demasoni só consegui manter um casal há pouco tempo, sendo que os dois à primeira vista parecem 2 machos. só vou saber futuramente.

Contribuído por Marcelo Braga
Comentário

É um belíssimo peixe, com todas as características dos ciclídeos do lago Malawi: agressivo e territorialista. Gostaria de afirmar que o Demasoni ou Pombo é herbívoro e não carnívoro como foi dito. Talvez a má formação dos filhotes seja devido ao excesso de proteína animal.

Contribuído por Wladimir de Castro



 Páginas:  1  | 2 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L