Peixes Ornamentais em Aquário

Danio rerio
Paulistinha, Danio Zebra

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Paulistinha - Danio rerio (Brachydanio rerio)

Fotos & Comentários

Brachydanio_rerio_1.jpg (9kb)
Fotografia: Mishayla Potts
Comentário

Não partilho da maioria das opiniões do fórum sobre os paulistas (zebras em Portugal). É um peixe que, ao crescer, se torna bonito, devido ao contraste das listas negras com as amarelas. Contudo, do par inicial que foi introduzido no meu aqua comunitário, um deles morreu passado poucos dias sem nenhuma doença aparente, pensei que fosse falta de cardume. Passado algum tempo, comprei outros cinco para acompanhar o que sobreviveu, passando a ter três listados e três com pintas. Uma semana depois, numa só noite, três deles morreram misteriosamente, facto que apenas consigo explicar devido ao pH que seria talvez adverso para eles, na altura era de 6,5. Este facto mostra que estes peixes não serão assim tão resistentes. Por outro lado, quem pensar introduzir os paulistas num aquário comunitário com peixes calmos tipo tetras, deve pensar duas vezes porque, devido às suas constantes correrias, estes peixes ficam entusiasmados e, por vezes, se enganam e perseguem rodóstomos, néons, imperadores, borboletas, olho de fogo, phantom, etc, etc, o que encontram pela frente! Não causam qualquer dano, porém, acabam stressando um pouco os outros peixes, talvez por isso existam aqui relatos de néons mortos ao serem colocados com paulistas, ainda que, no meu caso, isso não tenha ocorrido (ainda), talvez porque os néons já lá estavam antes.

Contribuído por António Castanheira
Comentário

Eu desde pequeno sempre tive aquários e sempre adorei este peixinho, sem nunca antes ter conseguido a sua reprodução. Um belo dia, percebi uma movimentação estranha no aquário: dois paulistinhas ficavam rodando em círculos próximos ao fundo do aquário. Fiquei intrigado e parei para observar, mas não vi nenhum ovo e deixei a vigilância de lado. Uma semana depois, quando fui fazer a sifonagem do fundo, tomei um susto ao descobrir dezenas de milimétricos "risquinhos" pretos fixados entre as pedras. Fiquei espantado, primeiro por descobrir que eles se reproduziram num aquário comunitário com 4 Colisas, dezenas de Guppys, um Cascudo e sete Paulistinhas adultos. Segundo, pelo impressionante tamanho minúsculo dessas criaturinhas. Por sorte eu não sifonei todos para fora do aquário...

Contribuído por um visitante
Comentário

Usei os paulistinhas em conjunto com os limpa-vidros para iniciar a ciclagem de meu aquário, por serem peixes muito resistentes. São peixinhos interessantes, nunca perdi nenhum deles desde que comecei a montar aquários, no geral são dóceis mas estressam os outros peixes, pois são muito ágeis e brincalhões. Alguns peixes mais ranzinzas como o Acará acabam até perdendo a paciência com os paulistinhas mas, como os mesmos são muito rápidos, sempre escapam ilesos da reação dos outros peixes. Dizem que eles vivem em condições bem adversas, mas acho isso uma judiação. Hoje os meus vivem com pH 6.9 e temperatura de 25°C. No inicio da ciclagem eu ainda não tinha o aquecedor com controle de temperatura e mantinha o aquário com um aquecedor convencional manual, e também haviam bruscas variações de pH (típicas de um aquário em início de formação), eu tentava manter tudo o mais estável possível de forma manual, o que não era possível na maior parte das vezes, mesmo assim não perdi um paulistinha durante a ciclagem de meu aquário. Apesar disso notei que, depois de estabilizado o aquário e comprado o aquecedor eletrônico, os mesmos apresentaram um desenvolvimento e uma energia realmente muito acima da anterior.

Contribuído por Leo Terra
Comentário

Tenho um aquário comunitário de 160 L, e junto com todos os peixes tenho 4 danios. São peixes bem alegres que se movimentam o dia e a noite toda sem parar um segundo. Tem um deles que teve um problema na espinha dorsal e acabou ficando tortinho, eu até ia tirá-lo do aqua, mas acabou ficando e hoje é um dos xodós do aqua, é o tortinho pra lá e pra cá sem ficar devendo nada a ninguem. Vale a pena esse peixe.

Contribuído por Rodrigo P. Gabrielli

Estas páginas contêm comentários suficientes para dar uma idéia básica no assunto. Comentários adicionais são muito bem vindos (pelo formulário de contato do site) desde que acrescentem algo novo e/ou avançado ainda não contido nos existentes.



 Páginas:  1  | 2  | 3 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L