Peixes Ornamentais em Aquário

Laetacara curviceps
Curviceps

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Curviceps - Laetacara curviceps

Fotos & Comentários

curviceps1.jpg (22kb)

Nome: Laetacara curviceps
Comp AquapHTemp
Origem: Bacia Amazônica
8 cm 75 L 6.8 25°C
Comentário

Ainda sobre meus 3 destes. Aprenderam a pegar Lips com o acará-festivo e são predadores no meu aquário. As cores indicam o estresse e o humor. Um deles domina as três tocas maiores que tenho no meu aquário e passeia livremente pelas outras quando quer. Na adaptação de dois ou mais da mesma espécie, é comum se encararem e morder a boca um do outro. Assim que o melhor vence, o outro não mais o enfrenta. Dois dos que eu tenho um vendedor me deu, disse que quem se desfez deles pegou no rio, o outro eu comprei bem pequeno. Este ficou muito maior do que os outros, porém a cara dele é diferente, quadrada.

Contribuído por Thiago Christo
Comentário

O curviceps é um ciclídeo relativamente pacífico, que atinge 10 cm, da região Amazónica. Tem corpo curto compacto e é verde, com escamas da mesma cor, bordas escuras e ventre dourado. Há uma tonalidade de azul nos flancos, e as barbatanas dorsal e anal e a cauda estão marcadas de azul-turquesa. Trata-se de um bom peixe de comunidade, desde que não se mantenha com companheiros muito pequenos. Não mordisca as plantas e come de quase tudo. Reproduz-se sem relutância, mas acontece com frequência dos jovens casais comerem os seus ovos, que são depositados numa pedra cuidadosamente limpa. O curviceps deve manter-se em água ácida/neutra, a uma temperatura entre 22 e 26°C.

Contribuído por João Barbosa
Comentário

Há alguns meses eu comprei uma fêmea curviceps, que estava perdida no meio de muitos papilocromis na loja. Ela ficou muito tempo com meus nigrofasciatus e uma salvini, todos ainda pequenos, mas a salvini está crescendo em tamanho e agressividade, então separei a curviceps e comprei um pequeno festivo. Ela acabou se interessando pelo festivo, e desovou sozinha, já que o festivo parece jovem demais para reproduzir. Quem sabe no futuro...

Contribuído por Raphael Motizuki
Comentário

Sou um grande fâ dessa espécie. Não cresce muito e tem um comportamento bem adequado para aquários comunitários (especialmente em se tratando de ciclídeos), sendo até um pouco tímidos. Em inglês, são chamados de smiling cichlids (ciclídeos sorridentes) pois a faixa sobre a boca lembra um sorriso. São ainda realmente eficientes no controle de pequenos caramujos no aquário.

Contribuído por Paulo Affonso

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!



 Páginas:  1  | 2 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L