Peixes Ornamentais em Aquário

Platydoras costatus
Peixe-Gato Raphael Listrado

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Peixe-Gato Raphael Listrado - Platydoras costatus

Fotos & Comentários

costatus1.jpg (14kb)
Fotografia: Lyn Fincham

Nome: Platydoras costatus
Origem: Amazônia

Comp Aqua pH Temp
20 cm 100 L 7.0 25°C

Comentário

Gosta de se esconder durante o dia, de noite se apresenta bastante vivaz procurando alimento (talvez um lesbite descuidado ou um cadáver qualquer). Parece apreciar muito ração em comprimido como BOTTOMFISH, com a qual consigui o induzir a sair durante o dia. Foi para mim uma excelente aquisição para meu aquário comunitário, desde que não se tenha peixes vagarosos com menos da metade de seu tamanho. Obs.: Não tente pegá-lo na mão, pois tem uma espácie de ferrão nas nadadeiras laterais que depois de penetrar na sua pele fica difícil de tirar.

Contribuído por Mario Rosetti Neto
Comentário

O Platydoras costatus é um peixe magnífico como qualquer Peixe Gato. Do jeito de nadar aos seus "bigodes", tudo é fascinante. Mantém-se sempre escondido durante o dia, apenas quando está faminto vem à superfície. É um ótimo comedor das sobras que ficam no fundo, o problema é que são fortes e de vez em quando desarrumam o aquário à procura de comida, mas nada que os impeça de ter em qualquer aquário comunitário, apenas evite peixes lentos que também andem pelo fundo. Uma vez comprei um Dragão Chinês e o Platydora vivia beliscando-o, tanto que tive que devolver.

Contribuído por Nuno Lima
Comentário

Comprei um desses há uns 3 meses e me impressionei com o seu crescimento. Comprei ele com 7 cm e agora já tem 18 cm. O que tenho é albino, é realmente muito raro achar um desses albino. Ele é realmente muito bonito e interessante, gosta do escuro. Come de quase tudo, eu dou camarão congelado e ele come todo. Vive em um aqua de 70 Litros. Eu o batizei de Ozzy.

Contribuído por Lívia Sampaio
Comentário

Apenas queria dizer que tentei pegar uma na mão e aleijei-me :). São dóceis mas crescem muito e comem mesmo muito.

Contribuído por Jorge Encarnação
Comentário

Comprei um há uns cinco meses. É um peixe muito forte, desarruma o aquário inteiro se estiver com fome. Tenho um tronco em meu aquário com um buraco no meio que cabe ele direitinho e, em uma das mudanças do meu aquário, ele entrou no buraco, abriu as nadadeiras e não saía a custa de nada...o que tive que fazer? Levá-lo dentro do tronco, imagina.

Contribuído por Jacintho Moreira Jr.
Comentário

Tenho um há uns três anos, mas não sabia nada sobre ele quando o comprei (apenas seu nome que esqueci no primeiro mês). Fui aprendendo que é um carnívoro voraz, devorando peixes pequenos. Eu alimento ele com carne crua, duas vezes na semana e às vezes ele se recusa a sair da toca para comer. Tenho um cardume de néons negros, mato grosso e outros do mesmo porte e ainda não tive problemas com eles, mas já tive com outros do mesmo porte que sumiram misteriosamente. Descobri recentemente que ele gosta de ração de galinha, aumentando assim o seu cardápio.

Contribuído por Nilton Rosa



 Páginas:  1  | 2 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L