Peixes Ornamentais em Aquário

Amatitlania nigrofasciata
Nigro, Acará Zebra

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Nigro - Archocentrus nigrofasciatus

Fotos & Comentários

convict5.jpg (13kb)
Fotografia: Simon Voorwinde
Comentário

Há mais de um ano comprei duas fêmeas. Acondicionaram-se muito bem no aquário, principalmente após eu ter criado uma toca com um pedaço de tijolo para elas. Convivem com Tricogásters e Barbos, defendendo seu pequeno território sem agressividade exarcebada.

Contribuído por André Andrade
Comentário

Para que possam constatar a agressividade destes ciclídeos, eu coloquei há algum tempo um casal ainda bem pequeno (5 ou 6 cm) num aquário com Oscares e um Jack Dempsey. A princípio cheguei a pensar que iriam servir de refeição para os gigantes de 35 cm. Mas graças à sua grande velocidade e agilidade lá se foram safando. Passado algum tempo eles fizeram uma postura e nasceram os filhotes, nessa altura tornaram-se tão agressivos que atacavam os Oscares e o Jack Dempsey, obrigando-os a ficarem quietos a um canto, visto que as suas investidas chegaram a causar feridas bem visiveis. Agora estão sozinhos num aquário de 60 cm com os filhotes que defendem "com unhas e dentes". Chegam a atacar a minha mão quando tenho que mexer no aquário.

Contribuído por Joaquim Malaquias
Comentário

Possuo um casal de Nigros. Incrível a resistência desse peixe. Adquiri uma fêmea pequena e tentei colocá-la junto com meu Oscar. Mas quando vi o Oscar abocanhar a cabeça dela a removi imediatamente e, como não não tinha onde colocá-la, deixei num balde de 20 L. Essa fêmea ficou cheia de ictio, com fungos nas nadadeiras e natação irregular. Achei que ela não se salvaria. A coloquei em um pequeno aquário de 10 L e a tratei. Algum tempo depois, ela já estava completamente curada de todas as doenças, e voltou para o balde onde ficou +ou- 1 mês. Decidi então procurar um exemplar macho para tentar procriar. Depois de alguma dificuldade encontrei. Bom, foi só coloca-los juntos para a natureza fazer sua parte. Movi-os para um aquário decente, com jarros deitados e muitas tocas. Logo nasceram os primeiros alevinos. Infelizmente, devido a algum susto, uma semana depois eles paparam todos. Não demorou muito e eles tiveram outra prole. Eles cuidaram de forma exemplar de seus alevinos. A fêmea movia-os com a boca de um canto para outro, o macho ficava assoprando o ninho o tempo todo para não dar fungos. Muitos cresceram (+50) mas muitos foram sugados pelo meu filtro. No fim sobraram 10 (os mais fortes). Então o meu casal teve nova prole. Eles defendiam o ninho como leões e atacavam meu dedo violentamente quando me aproximava. Mas eles se esqueceram dos filhotes da prole anterior. Bom, esses filhotes paparam toda a cria deles. A fêmea ficou possessa e começou a dar rabanadas e empurrões no macho como se o estivesse culpando pela perda. Então separei os filhotes (que já estão com uns 2 cm) num aquário de 10 L provisoriamente até achar alguém para doá-los (ou doá-los ao meu Oscar!). É realmente recompensador ter um casal desse lindo peixe. Pena que sejam tão territoriais, o que dificulta muito a comercialização deles.

Contribuído por um visitante
Comentário

Eu tenho dois casais num aquário de ciclideos africanos (M'bunas). Um dos casais já teve várias vezes filhotes no aquário de criação, e neste momento já tem filhotes neste aquário de ciclídeos. Não deixam que ninguém chegue perto das crias. Não é um peixe muito agressivo, mas gosta de mordiscar as barbatanas dos outros habitantes. Muito interessante e com comportamentos muito originais. Neste momento possuo cerca de 100 crias já com 1,5 cm num aquário de 60 L, filhos deste casal que estou descrevendo.

Contribuído por João Magalhães
Comentário

É um peixe magnifico! Adquiri um exemplar há pouco tempo atrás, e ele se adaptou perfeitamente ao aqua de ciclídeos que possui 230 litros. É bom ressaltar que é um aquário grande e cheio de tocas, pois por ser um exemplar menor que os outros às vezes leva uma pequena carreira, mas nada que o possa prejudicar. É um peixe bastante ativo e que sabe se defender muito bem, chegando às vezes até a perseguir peixes maiores mas, em resumo, ele vive em paz.

Contribuído por Jeff Sousa
Comentário

Embora neste momento não possua nenhum nigrofasciatus (é impossivel ter Discus com esta espécie), sou um apaixonado por este peixe pela sua personalidade, e digo isto porque há uns anos tive a sorte de comprar 10 exemplares com pouco mais de 6-7 milímetros e vê-los crescer. São peixes dóceis, inclusive estes habituaram-se a vir comer à mão, mas terrivelmente territoriais, e nem o facto de muitas vezes o seu oponente ter 10 vezes o seu tamanho eles se amedrontram. No meu caso, um dos casais que se formaram, na altura com uma postura feita, cegaram-me um Oscar adulto com aproximadamente 25 cm. Um conselho: deixe-se apaixonar por este peixe, mas não conte ter muitas mais espécies no mesmo aquário.

Contribuído por Diogo Jardim



 Páginas:  1  | 2  | 3 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L