Peixes Ornamentais em Aquário

Chromobotia macracanthus
Bótia Palhaço

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Bótia Palhaço - Chromobotia macracanthus

Fotos & Comentários

Chromobotia_macracanthus_7.jpg (40kb)
Fotografia: Karl Ruehs

Nome: Chromobotia macracanthus
Comp AquapHTemp
Origem: Indonésia, Sumatra, Bornéu
30 cm 300 L 7.0 26°C

Comentário

O Bótia é um peixe obrigatório em qualquer aquário. Para além do seu bonito padrão, tem uma função de limpeza do fundo e principalmente limpeza de caracóis indesejáveis. Suporta qualquer tipo de água, mesmo mal oxigenada. Alimenta-se de quase tudo, mas prefere alimentos vegetais. É mesmo aconselhável dar de vez em quando ervilhas e alface devidamente lavadas. É um peixe de grupo (4 ou 5 elementos) e que se torna escondido e tímido quando isolado. Tem tendência a só aparecer na frente do aquário ao ligar da luz e perto do pôr do sol, no entanto, se estiver em grupo torna-se muito mais activo e é possível visualizá-los durante todo o dia. Enconderijos, cavernas e sitios escuros são obrigatórios. A sua reprodução é quase impossível, embora, com a temperatura entre 29º e 30º, alimentados com tubifex e muitos alimentos vegetais, com um pouco de sorte poderá ver os rituais de cortejamento, em qual o casal nadam juntos por dois dias ou mais e depois entram numa dança de um lado para o outro do aquário, mostrando-se indiferentes aos restantes habitantes do aquário, mas é muito dificil reproduzi-los em aquários de conjunto, quanto mais que não se diferencia o macho da fêmea. Pode atingir 15 cm ou mais, dependendo do tamanho do aquário.

Contribuído por Sérgio Costa
Comentário

A Bótia é um lindo e resistente peixe que deve ser mantido no mínimo em dois exemplares para melhor adaptação. Possuo apenas uma no meu aquario, mas apesar de só faz muito show na hora de se alimentar, dando cambalhotas e ficando de cabeça pra baixo na hora de comer.

Contribuído por João Salviano
Comentário

Gostaria de postar meu comentário sobre a Botia Palhaço, pois tenho uma e está em um aquário de ciclídeos africanos e está muito ativa e sem nenhum arranhão, junto também, está um Labeo Bicolor e uma Botia Modesta, todos os peixes estão com uma tamanho bom, cerca de 10 cm, variando às vezes para um pouco mais ou menos.

Contribuído por Allan Cechelero
Comentário

Tenho em meu aquário duas bótias palhaço. Estes podem ser considerados peixes especiais, não que os outros não sejam, isto por causa do seu esplendoso colorido. São peixes que funcionam como guardiões do aquário, pois ficam o tempo todo nadando e vasculhando por todos os lados do aquário. São peixes que às vezes atormentam um pouco bandeiras, mas nada que preocupe. São peixes muito engraçados, pois são muito brincalhões, principalmente na hora da alimentação. Eles são alimentados com Tetra fresh Delica Shrimpsticks, Tetra menu, Tetra Rubin e artemia salina. Estes são peixes que não devem faltar em um aquário. Mas é bom colocá-lo com pelo menos dois exemplares, se possível mais!

Contribuído por Mansano
Comentário

Possuo dois exemplares desta maravilhosa espécie. Os meus já estão com uns 11 meses, e estão simplesmente maravilhosos. São peixes que realmente dão vida ao aquário. Não são tímidos, tampouco agressivos como outros do mesmo gênero. Gostam bastante de grandes tanques para aproveitarem toda a sua alegria por todo canto de seu aquário. Não são rigorosos quanto à alimentação: tanto congelada quanto em flocos, eles simplesmente devoram. Aconselho não deixar frestas em seu aquário, pois é um peixe muito curioso e, pela sua curiosidade, pode se "meter" em problemas. É um peixe muito pacífico, vive muito bem com todas as espécies, desde que estas não sejam agressivas.

Contribuído por Fernando Lima
Comentário

Possuo duas botias palhaço no meu aquário de 420 litros. Já tem 1 ano que estou com elas e são muito agitadas, são a alegria do aquário. Uma está com uns 13 cm e outra com uns 10 cm. Peixes muitos sociáveis e pacíficos, elas vivem com 2 papagaios, um jack comum, 2 bala sharks, barbos ouro, cruzeiro, etc...

Contribuído por (nome não fornecido)



 Páginas:  1  | 2  | 3 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L