Peixes Ornamentais em Aquário

Clarias batrachus
Peixe-Gato Andador

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Peixe-Gato Andador - Clarias batrachus

Fotos & Comentários

clarias1.jpg (29kb)
Fotografia: Munish Jauhar

Nome: Clarias batrachus
Comp AquapHTemp
Origem: Índia até Malásia
50 cm 400 L 7.0 23°C

Comentário

É um peixe originário da Índia, Sri-Lanka, Tailândia e Filipinas. O dimorfismo sexual é acentuado. O macho apresenta ocelos escuros à frente da nadadeira caudal e os espinhos das nadadeiras peitorais são mais grossos. Também são mais esguios que as fêmeas. Os espinhos da nadadeira peitoral são recobertos por um muco venenoso secretado por glândulas localizadas em suas bases.

Contribuído por Eduardo Gesteira
Comentário

Comprei um desses pois o vendedor me assegurou que era manso e que poderia raramente atacar peixes pequenos. Então coloquei no meu aqua comunitário de 80 L. Com seus 15 cm aproximadamente ficou bastante grande no aqua. Tudo parecia estar dando certo, foi quando na terceira noite que ele mostrou quem ele realmente era. Matou 8 paulistinhas, arrancou as nadadeiras e o olho direito de um telescópio e para fechar aquela noite com chave de ouro engoliu inteiro dois Ituís Transparentes. Depois disto tive que isolá-lo em outro aqua. Mas fora disto ele é muito bonito e tem a capacidade de reconhecer o dono.

Contribuído por Felipe Garcia
Comentário

Possuo três exemplares, dois deles com 25 cm e outro com 15 cm. São peixes bastante agradáveis de ver, pois são bastante activos na presença de alguém ao pé do aquário. Tem um apetite voraz, sendo capaz de devorar toda a comida disponível, chegando a ter um abdomen com o dobro do tamanho normal. Deve-se ter o cuidado de manter sempre uma tampo em cima do aquário, pois o mais pequeno já por três vezes decidiu ir inspecionar o mundo exterior. Boa sorte e paciência, é preciso.

Contribuído por Ricardo Curto
Comentário

Comprei um Clarias batrachus com 6 cm por achar muito bonito e diferente. Não me alertaram para o que poderia acontecer com os outros peixes que já tinha no aquário. Pois bem, os pequeninos tinham nascido havia poucos dias começaram a desaparecer. Mas como um amigo disse-me que ele era inofensivo, deixei passar mais uns dias até porque descobri um furo no filtro e pensei que seria essa a origem do desaparecimento. Solucionado o problema do filtro, eles continuavam a desaparecer e era sempre durante a noite; até porque durante o dia o Clarias estava sempre escondido. Então comecei a ver que ele cada vez estava maior, crescia de dia para dia e os outros desaparecia ao mesmo tempo. Fiz uma pesquisa na net e descobri o inevitável, o Clarias batrachus é predador. Saiu-me bastante cara a sua alimentação, nem sei quantos peixes de outras espécies me comeu.

Contribuído por Sandra Ssantos
Comentário

Tenho um Clarias Albino de uns 30 cm, com 10 anos de idade, ele é um dos peixes mais bonito que eu ja tive. Neste momento esta sozinho em meu aquário mas pretendo por outro peixes do mesmo tamanho com ele. É um peixe que vale a pena por em seu aquário.

Contribuído por Caio Augusto

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L