Peixes Ornamentais em Aquário

(Notopterus) Chitala ornata
Peixe Faca Palhaço

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Peixe Faca Palhaço - Chitala ornata

Fotos & Comentários

cknife1.jpg (19kb)
Fotografia: Greg Austin

Nome: (Notopterus) Chitala ornata
Comp AquapHTemp
Origem: Sudeste Asiático
100 cm 1000 L 7.0 25°C

Comentário

Comprei meu Peixe Faca faz uns dois meses. Ele é um peixe muito tímido, gosta muito de ficar entocado de dia, porém sai toda noite para dar uma averiguada. Só perde sua timidez quando eu jogo os Lips, dos quais ele gosta muito. Apesar do que aparenta, tem uma boca enorme, e é muito ágil. Estou criando ele junto com um Aruanã e Acarás. É um peixe espetacular.

Contribuído por Fredy
Comentário

É um peixe que atinge um grande tamanho, então o aquário ideal deve ter no mínimo 650 L. Não é aconselhável colocá-lo em aquários comunitários, pois ele devoraria seus companheiros. Tenho dois "Peixe Faca Palhaço" com ~30 cm cada um em aquário com mais dois Aruãnas de ~35 cm cada um. A alimentação deles é basicamente com pequenos peixes, como os guarás, e um pouco de ração balanceada. Outra coisa: eles comem muito, e os meus peixes são agressivos demais. Não sei se é normal! Só que tem uma coisa esse peixe é lindo, vale a pena.

Contribuído por Ilton Cruvinel
Comentário

São espécies simplesmente FANTÁSTICAS. Possuo um de cerca de 40 cm e um albino de cerca de 35 cm, que vivem junto com Aruanã (35cm) dentre outros.

Contribuído por Marcos
Comentário

Tenho um faca-palhaço há uns dois meses e a cada dia que passa fico mais surpreso com seu crescimento. Comprei ele com cerca de 7 cm e hoje está com 25 cm. Além disso, seu apetite também não pára de crescer. Ele está comendo cerca de 10 a 15 platis por dia. No começo ele era meio tímido e só saia a noite, ficando escondido dentro de um toco durante o dia, mas agora ele nada pelo aquário inteiro, tanto de dia quanto a noite. Recomendo colocá-lo com peixes grandes e que saibam se defender. Tenho junto com meu faca-palhaço um jack dempsey comum, um ciclídeo midas e um itui cavalo num aquário de 500 litros.

Contribuído por um visitante
Comentário

Eu já tive um que chegou a 40 cm de comprimento em 3 anos, mas infelizmente eu o perdi devido a uma mudança de água. É um peixe bastante curioso e que com o passar do tempo se torna bastante dócil com o dono, chegando a comer na mão e a deixar ser tocado. Agora tenho 2 mas eles ainda estão pequenos 10 cm mais ou menos. Resumindo, é uma das melhores espécies de peixes que já tive nos meus 15 anos de aquarismo.

Contribuído por Luiz Adriano
Comentário

É impressionante como esse peixe cresce rápido. Comprei um exemplar com 5 cm e em 4 meses ele está com 25 cm. Tenho ele em um aquário de 450 L com um aruanã de 20 cm, dentre outros. Só não consegui ainda que ele coma ração. Já tentei várias marcas, mas ainda não obtive sucesso. Trata-se de um peixe espetacular, ele é o mais tranquilo do aquário e é um caçador muito hábil.

Contribuído por Ricardo Dumbrovsky
Comentário

Esses peixes são excepcionais. Eu tive um que cresceu bastante rápido (de 8 cm para 25 cm em 4 meses), mas ele foi tentar comer um peixe que era muito grande e não resistiu. Agora estou com um de 10 cm junto com um ituí cavalo, dois polypterus e outros. São peixes que parecem ser tímidos, mas quando apaga-se as luzes eles saem à caça. É um peixe que vale a pena ter.

Contribuído por Gabriel Monteiro

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L