Peixes Ornamentais em Aquário

Melanochromis chipokae
Chipokee

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Chipokee - Melanochromis chipokae

Fotos & Comentários

chipokee1.jpg (24kb)
Fotografia: Alexandra Ellwood

Nome: Melanochromis chipokae
Comp AquapHTemp
Origem: Lago Malawi (Africa)
12 cm 100 L 8.1 27°C

Comentário

Adquiri recentemente um casal desse melanocromis. São muito parecidos com os Auratus, principalmente a fêmea. O macho chipokee escurece igual ao macho auratus, porém sua cor puxa mais para o azul, ficando as extremidades das barbatanas esbranquiçadas e alaranjadas. A diferença entre essas espécies são mínimas, porém o chipokee parece ser mais alongado e delgado. Notei que são menos agressivos que os Auratus, e mantém as mesmas preferências o tocante ao alimento.

Contribuído por Pablo Ricardo
Comentário

Possuo um chipokee macho, que é diferente do desta foto; sua coloração é um azul forte, puxando para o roxo, e possue pintas amarelas nas nadadeiras, além das listras horizontais mais pálidas. É um peixe excepcional, porém extremamente territorialista, demarca facilmente uns 40 cm quadrados de área, atacando qualquer um que chegue muito perto. Como a grande maioria dos ciclídeos africanos, precisa de tocas no aquário e adora cavar buracos. Este peixe tem uma força impressionante, arranca enfeites, carrega pedras, e sempre que vai buscar comida dá um bote violento. Se bem adaptado ao aquário, que se tiver outros ciclídeos juntos deve ter no mínimo 200 litros, fica com as cores muito fortes e brilhantes. Sua alimentação é basicamente comida para ciclídeos (alimento o meu com o Tetra DoroMin e Tetra DoroGreen). Ele também aprecia algas e pastilhas de spirulina. Eventualmente alimento-o com pedacinhos de cação crú, que ele adora. Muito resistente às condições de água (temperatura e pH) e doenças, mas para que seja um peixe feliz e saudável, é essencial manter-se as condições da tabela acima indicada.

Contribuído por Victor Hugo
Comentário

Adquiri um exemplar desse lindo peixe há 6 meses e realmente gostei muito dele. Eu tenho um aquário comunitário, com várias espécies de ciclídeos entre outros, e ele se deu muito bem no aquário. Ele é um pouco territorialista. Logo que o coloquei no aquário ficou com uma toca de pedras que eu tenho, não deixando nenhum outro peixe chegar perto dela. Fora isso não atacou ninguém fora de sua toca. É também um peixe de cores muito bonitas.

Contribuído por Felipe Vieira
Comentário

Possuo um macho e duas fêmeas M. chipokee, e realmente notei que esta espécie parece ser "um pouco menos" agressiva que o M. auratus. O macho dominante atual é bem agressivo em relação às duas fêmeas, mas elas parecem gostar pois se derretem todas aos encantos dele. Quase todo mês elas estão com a boca cheia de ovos, e os incubam até que os filhotes tenham condições de se alimentarem sozinhos. Antigamente havia outro macho presente neste mesmo aquário (500 L), mas quando ambos atingiram maturidade sexual, o dominante acabou por eliminar a concorrência, e de troféu acabou ficando com duas fêmeas só para ele. A foto mostrada neste site é provavelmente de um espécime juvenil. O macho adulto tem a metade inferior do corpo preto, e a superior de um azul bem escuro, a barbatana dorsal num tom de azul claro quase branco. A fêmea mantém a padronagem amarelada, só, que acaba ficando meio borrada a definição das listas.

Contribuído por Emílio Jaime
Comentário

Tinha um com um casal de N. leleupi e ele conseguiu matar o macho com toda sua ferocidade de ciclídeo africano. Não aconselho botá-lo com ciclídeos mais mansos pois não os deixará se alimentarem.

Contribuído por Leandro Agra
Comentário

Tenho um macho desse espécie, são muito agressivos e compulsivos, bagunçam todo o layout do aquário e crescem muito rapido. Um aquário grande e estabilizado comporta bem essa espécie, mas fiquem alertas para não colocarem com peixes pacíficos, pois ele fica na perseguiçao até o fim, matando o outro peixe por estress.

Contribuído por Jorge Luiz



 Páginas:  1  | 2 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L