Peixes Ornamentais em Aquário

Puntius titteya
Barbo Cereja, Barbo Titéia

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Barbo Cereja - Puntius titteya

Fotos & Comentários

cherry1.jpg (9kb) cherry2.jpg (11kb)

Nome: Puntius titteya
Comp AquapHTemp
Origem: Sri Lanka
4 cm 40 L 6.6 28°C

Comentário

É uma espécie muita bonita e resistente, o macho é avermelhado e a fêmea cinza com uma listra amarela e outra preta. Quando adulto mede entre 3 e 6 cm. Difícil sua reprodução em cativeiro. Mas é um peixe que vale a pena por no aquário.

Contribuído por Arthur Miller
Comentário

A reprodução é ovípara, a fecundação é externa. A desova ocorre, geralmente, na parte da manhã. Selecione uma fêmea que esteja bem roliça e volumosa e um macho agitado, que esteja com coloração mais avermelhada do que o normal. Com um dia de antecedência, e durante a tarde, separe-os num aquário de no mínimo 20 litros e com temperatura de 27°C, anexando tufos de plantas nos cantos. Alimente-os de preferência com artemia viva ou larvas de mosquitos. No dia seguinte a fêmea expelirá uns 200 óvulos entre os tufos de plantas. Após a fecundação, separe o casal dos ovos. A eclosão se dará após 24 ou 36 horas da fecundação.

Contribuído por Charlles Leite
Comentário

Ao contrário do que eu esperava, os peixes desta espécie podem ter comportamentos territorias quando colocados em aquáros pequenos. Tenho 2 machos num pequeno aquário de 20 L. Um deles obriga o outro a viver nos recantos do aquário longe do seu lugar de eleição: uma Anubia anã plantada sobre uma rocha vulcânica. São peixes muito bonitos e resistentes. Atenção: em situações de stress, como perseguições, podem saltar para fora do aquário.

Contribuído por Luís Gomes
Comentário

Tenho 5 peixes desses no meu aquário de 70 L. São peixes muito pacíficos e de fácil manutenção. Já os consegui reproduzir e criar. Quem quer criar essa espécie eu apoio.

Contribuído por João Figueiras
Comentário

Acabei de retirar 3 deles do aquário. Ficavam brigando entre si sem parar e mordiam o Mexirica, o Cruzeiro e os Kinguios, apesar de maiores. Todos peixes do aquário ficaram acoados. Estou devolvendo-os à loja.

Contribuído por Luis Alberto
Comentário

Tenho 2 barbos, os dois machos, nunca achei a fêmea à venda. Nunca beliscaram nenhum peixe exceto um ao outro. Eles se revezam em perseguições entre eles, nunca se feriram. Uma coisa interessante é que com a luz apagada eles costumam mudar do vermelho para um quase branco.

Contribuído por Márcio Alves
Comentário

Belíssima espécie. Peixe pacífico com os demais. Infelizmente comprei somente 1 exemplar que era o último da loja, e este foi colocado em um aquário de 43 L com pH de 6,8 e temperatura de 27°C. Rapidamente se ambientou e ficou com uma tonalidade vermelha que deu um destaque e contrastou bem com a flora. Aceita tranquilamente rações industrializadas e nada como uma flecha por todo aquário. Peixe recomendado para comunitários, plantados e também para iniciantes no hobby.

Contribuído por Gustavo Costa
Comentário

Peixinho muito agitado, deixa o aquário com mais vida e brincam entre eles apenas. Tenho 4 barbus titeia albinos com 35 neons, 3 tetras buenos aires albinos, 4 tetras fortunas, 2 tetras negros, 4 coridoras e 3 dojos...vivem em uma grande harmonia.

Contribuído por José Buscariol

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L