Peixes Ornamentais em Aquário

Paracheirodon axelrodi
Tetra Cardinal, Neon Cardinal

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Neon Cardinal - Paracheirodon axelrodi

Fotos & Comentários

Paracheirodon_axelrodi_1.jpg (18kb)
Fotografia: Jocemir
Comentário

Tenho 5 Neons Cardinais vivendo em um aquário comunitário de 40 L, temperatura de 25°C e pH 6,9. No começo tive muitos problemas de baixas (não tinha aquecimento com controle de temperatura), eles morriam com facilidade e alguns deles que aparentemente estavam normais trouxeram íctio para o meu aquário. Comprado o aquecedor com controle de temperatura e feito o tratamento térmico contra o ictio a 30°C durante 7 dias (muito eficiente e totalmente sem química) a população se estabilizou em 3 deles, sendo que uma semana depois introduzi mais 2 e estão todos vivos até hoje, comendo flocos da Tetra e com uma coloração realmente muito bonita. É uma experiência muito interessante observar o cardume se deslocando em conjunto sincronizado contra o fluxo da bomba. Um peixe muito bonito e dócil, que realmente vale a pena ter em um aquário tropical, desde que tomados os devidos cuidados com a estabilidade da temperatura do aquário, pois são peixes realmente muito sensíveis a variações de temperatura.

Contribuído por Leo Terra
Comentário

Estes neons cardinais são realmente o diferencial em qualquer aquário! Possuo 6 em um aquário comunitário, com pH 6,8 - 7,0 e eles se adaptaram bem. Sempre ficam em sua área do aquário, nadando para outros cantos somente quando os alimento. Vivem pacificamente e tem boas relações com meus outros peixes comunitários. Para quem os cria é bom deixar uma área bem plantada (natural ou artificialmente) para que eles possam dormir em segurança. Geralmente dormem com o corpo inclinado e perdem sua coloração acentuada no escuro, voltando ao normal quando acende-se a luz.

Contribuído por Walter Pires
Comentário

Os cardinais dão muita vida ao aquário. Possuo 40 exemplares que adquiri bem pequenos. Nas primeiras semanas ficaram muito assustados, não se alimentando bem e sem ter noção do tamanho do aquário (tenho um de 200 litros, e eles ficavam batendo no vidro constantemente). Agora estão bem adaptados, crescendo visivelmente e com saúde (tive apenas uma baixa, aspirada pelo filtro Aquaclear. A entrada está bloqueada com uma rede agora). É um peixe que você deve observar o comportamento, é fascinante como vivem alegres em grupo! Deve evitar dar choques de luz, pois eles ficam muito desorientados e assustados. Percebi também que preferem as áreas mais escuras do aqua (que está bem plantado).

Contribuído por Fabio Chagas
Comentário

Tenho 10 neons em um aqua de 84 L, juntamente com neons negros, borboletas e outros peixes pacíficos. Porém, noto que em aquário comunitário os neons acabam sendo desfavorecidos na alimentação. Por se alimentarem apenas na camada média do aquário e serem um pouco patetinhas, acabam nem entrando na competição com as outras espécies que se alimentam mais na superfície, ficando com uma porção menor, ou seja, só as que vão caindo, quando cai algo! Costumo alimentá-los com enquitréias também, mas noto o mesmo problema. Me parece que demoram a detectar a comida na água, não sentem tanta fome, ou simplesmente ficam amedrontados com a agitação que se segue. Além disso, se assustam com qualquer pessoa que passe a até 2 m do aquário.

Costumo deixar o pH em 6,6 e temperatura 28°C, meus neons parecem estar em perfeitas condições, bem coloridos. Gosto de comprá-los pequenos, esbranquiçados e feinhos, para vê-los se desenvolver sob meus cuidados. Recentemente, o termostato estragou, tive uns problemas e não pude comprar um novo, a temperatura ficou a 22°C por vários dias, mas eles nem se abalaram. Um dia pretendo ter um aquário maior, com cerca de 100 neons ou mais, só para eles.

Contribuído por Felipe Gonçalves

Estas páginas contêm comentários suficientes para dar uma idéia básica no assunto. Comentários adicionais são muito bem vindos (pelo formulário de contato do site) desde que acrescentem algo novo e/ou avançado ainda não contido nos existentes.



 Páginas:  1  | 2  | 3  | 4 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L