Peixes Ornamentais em Aquário

Neolamprologus brichardi
Brichardi

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Brichardi - Neolamprologus brichardi

Fotos & Comentários

Neolamprologus_brichardi_2.jpg (21kb)
Fotografia: João Neves

Nome: Neolamprologus brichardi
Comp AquapHTemp
Origem: Lago Tanganyika (África)
10 cm 100 L 8.0 28°C

Comentário

Consegue ser o ciclídeo africano mais prolífico que um principiante pode ter. Para além disso, o casal é bem sucedido a defender a prole, cuidando dos alevins até que estes tenham um tamanho que lhes permita a auto-defesa. Um só casal é capaz de criar várias gerações simultaneamente, o que dá um efeito de colónia bem gratificante. Acrescente-se que aceita vorazmente qualquer tipo de alimento seco e congelado.

Contribuído por José do Pinho
Comentário

Um ciclideo bastante sociável em pequeno. Quando em adulto fica um pouco agressivo por causa do território ou talvez por causa de uma breve ninhada. Adquiri quatro exemplares, deram-se bastante, quando em pequenos. Quando cresceram mais que 5,5 cm os machos tornaram-se agressivos. Eles estavam a proteger as suas ninhadas. Porém comem de tudo, de vez em quando dou um cubo de spirulina.

Contribuído por Carlos Neves
Comentário

Possuo um peixe desta espécie em meu aquário de ciclídeos há mais de 1 ano. Considero um peixe agressivo, demarcador de território e que gosta de comer algas. Costumo comprar algas nori (para sushi) e dar para meus ciclídeos, eles adoram comer.

Contribuído por Luis Cesar
Comentário

É um peixe muito pacífico e meigo até que outros não o molestem. Quando pequeno, é um pouco transparente mas à medida que cresce sua coloração torna-se mais alaranjada com pequenas pintas mais escuras próximas a sua cauda. Seu formato é peculiar, sendo muito parecido com alguns tipos de peixes marinhos.

Contribuído por Victor Alexandre
Comentário

Em época de reprodução, se torna um peixe muito agressivo, mas fora dessa época, pode inclusive ser mantido com machos da própria espécie. Não tem dimorfismo sexual aparente e não é muito fácil de se encontrar em lojas, custa em media R$20,00. Aceita todo tipo de comida, mas tem preferência por tubifex e artemia, não vem do lago Malawi, apesar de alguns poucos já terem sido encontrados lá, é mais comum no lago Tanganyika. Varia entre 7 e 10 cm, gosta de pouca luz e por isso deve ter muitas grutas em seu aquário. Dispensa plantas, desova em grutas.

Contribuído por Rosângela Sangalli
Comentário

Tenho um aqua de 120 litros repleto destes pequenos diabinhos. Com um ritmo diabólico de reproduções, torna-se essencial retirar os juvenis de modo a não haver necessidade dos adultos equilibrarem o excesso de população. Contudo, muitas grutas num aqua de pedras será sempre uma opção para quem gosta de aqua´s super povoados.

Contribuído por João Neves



 Páginas:  1  | 2 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L