Peixes Ornamentais em Aquário

Copadichromis borleyi
Borleyi, Kandango

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Kandango - Copadichromis borleyi

Fotos & Comentários

borleyi1.jpg (20kb)
Copadichromis borleyi fêmea
Fotografia: Alexandra Ellwood

Nome: Copadichromis borleyi
Origem: Lago Malawi (África)

Comp Aqua pH Temp
16 cm 150 L 8.1 27°C
Comentário

Eu tenho dois desses no meu aquário comunitário de ciclídeos. Todos os habitantes ainda são jovens, mas já demonstram uma personalidade curiosa. Os dois não estão nem aí para os demais peixes e vice versa, mas vivem correndo um atrás do outro. Parecem com um Pseudotropheus acei que eu tenho, a diferença são as barbatanas, pois a do Acei é um amarelo bem claro.Eles mudam de cor, dependendo acho que da luz ou da hora do dia, como o Socolofis.

Contribuído por Lucas
Comentário

O Copadichromis borleyi, ou "Candango", como é mais conhecido no Nordeste, é um ciclídeo muito pacífico, sequer perseguindo os de sua própria espécie. Na verdade, como o comentário anterior ressaltou, esse peixe não está nem aí para os demais. Não cresce tanto quanto outros ciclídeos, chegando, no máximo, a dez centímetros. Tive dois casais definidos em um aquário de 250 L, mas, para minha surpresa, começaram a morrer, um atrás do outro, e até hoje não descobri o motivo. Hoje tenho dois pequenos Candangos em um aqua-berçário. Não gostam de comida granulada, preferem flocos e artêmias congeladas. O macho destoa por seu azul-marinho e detalhes em amarelo e laranja, quando adulto, enquanto que a fêmea permanece cinza com extremidades amareladas. Pequenos, todos são cinzas com barbatanas amarelas. Há outras nuanças de Borleyis, com azul-neon, marrom-claro e esverdeado, motivo pelo qual é difícil distinguir membros dessa espécie. É um ciclídeo mais frágil, devendo viver com Caeruleus, Leleupis e alguns Julidochromis. Também notei que não suportam grandes trocas parciais de água.

Contribuído por Pablo Ricardo
Comentário

Há questão de 3 semanas, eu comecei a criar essa espécie de ciclídeo e me impressionei com a sua força, ele ficou nada menos que 3 dias em um balde (com uma pequena bomba de oxigênio), enquanto eu mudava as pedras e rochas de meu aquário de 500 L, e a única alteração foi a sua coloração, que ficou quase transparente, com as nadadeiras levemente alaranjadas. Outra particularidade é que ele nada muito por todo o aquário (não fica muito em tocas ou pedras), e é muito rápido. Ele está com cerca de 3 cm por isso não tenho informações sobre a sua fase adulta, nem como poderá ficar a sua coloração. Mas vale a pena tê-lo.

Contribuído por Wanderley Tezini

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L