Peixes Ornamentais em Aquário

Aequidens pulcher
Acará Azul

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Acará Azul - Aequidens pulcher

Fotos & Comentários

blueacara1.jpg (14kb)
Fotografia: Dave Antuono

Nome: Aequidens pulcher
Comp AquapHTemp
Origem: Colômbia até Panamá
20 cm 150 L 7.0 24°C

Comentário

Também conhecido por Aequidens latifrons, o acará azul é uma das minhas espécies preferidas. O seu corpo está coberto de pintas azuis e a região da face com linhas onduladas igualmente azuis. Sobre os flancos existem algumas listras verticais escuras, cuja intensidade depende da disposição do peixe. As barbatanas dorsal e anal ultrapassam em comprimento o pedúnculo caudal; as barbatanas do macho são mais pontiagudas do que as da fêmea. Trata-se de um peixe muito dado a brigas e, por esta razão, aconselho que não seja colocado juntamente com outros peixes mais pequenos como, por exemplo, os tetras. O acará azul põe ovos com bastante frequência; os ovos são depositados e fertilizados numa superfície plana não abrigada; os pais passam então a defender com toda a determinação esse território das investidas de outros peixes! Eu possuo um casal há um ano e já puseram ovos. O macho tem cerca de 17 cm. Mantenho os num aquário de 100 cm e com água a 26°C. Para comer, dou-lhes Sera Cichlid Sticks e artêmia congelada.

Contribuído por João Barbosa
Comentário

Tenho um casal de Acará azul no meu aquário. Devo dizer que, embora ciclídeos, são peixes muito amistosos, calmos e lindos. Neste momento tenho o casal com filhotes, e nem agora se tornaram agressivos, portanto recomendo-os a todas as pessoas que gostam de ciclídeos.

Contribuído por Sofia Costa
Comentário

Já possuí três exemplares adultos desta espécie, atualmente possuo apenas um filhote de aproximadamente 5 cm. Através destes tive a oportunidade de constatar que são peixes pacíficos, porém um pouco territorialistas, nada de mais. E os meus não comeram os peixes menores. Viviam em um aquário comunitário junto espécies como Mato Grosso, Moli, Espada, Tetra Negro, Dânio Dourado, Espadas, betta, entre outros, no entanto não presenciei os acarás perseguidos nenhum peixe, e não desapareceu nenhum deles. O único problema é que eles são un bocado bagunceiros, reviravam todo o areal, a fim de fazer o ninho, e não deixavam nenhum peixe se aproximar dele. O lado positivo é que eles são lindos e mansos.

Contribuído por Sergio Lovatte
Comentário

Tenho um casal de Acarás Azuis que acabaram de fazer uma postura de ovos sobre uma pedra. É lindo ver o casal a cuidar e proteger o seu ninho de ovos. Tenho vindo a reparar que chegam a conhecer quem os trata, pois por várias vezes mostrei a amigos o meu aquário e quando estes se chegam perto os peixes abrigam-se entre as pedras, plantas e troncos.

Contribuído por Gil Cardoso
Comentário

É um peixe que na época da reprodução se torna muito territorial. No meu aquário de 120 L meu casal colocou ovos num dos lados do aquário e agora todos os outros peixes não saem do lado oposto! No entanto aconselho este belo ciclídeo a todos os que procuram um peixe bonito e de reprodução muito fácil: basta ter alguns Xistos e Anubias onde eles adoram colocar os ovos. Os machos possuem as barbatanas anal e dorsal em forma de ponta enquanto que nas fémeas estas barbatanas são arredondadas.

Contribuído por João Martins

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L