Peixes Ornamentais em Aquário

Epalzeorhynchos bicolor
Labeo Bicolor

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Labeo Bicolor - Epalzeorhynchos bicolor

Fotos & Comentários

Epalzeorhynchos_bicolor_4.jpg (22kb)
Fotografia: Shawna in CA

Nome: Epalzeorhynchos bicolor
Comp AquapHTemp
Origem: Tailândia (Rio Me Nam)
12 cm 200 L 7.5 26°C

Comentário

O Epalzeorhynchos bicolor (previamente Labeo bicolor e muitas vezes erroneamente escrito como Epalzeorhynchus bicolor) é um peixe bastante popular, mantido em aquários comunitários e asiáticos. Ele tem um corpo bem negro, e somente a cauda é vermelha. Quando saudável, as cores são tão fortes que ele é facilmente confundido com um peixe marinho. Assim como outros Labeo's, ele tende a ser intolerante com outros peixes parecidos (o que torna a reprodução em cativeiro extremamente difícil).

Contribuído por Marcos Avila
Comentário

Atesto que é verdade a intolerância dos labeos quanto a outros peixes da mesma espécie. Eu mantinha em meu aquário há mais ou menos um ano um labeo frenatus - era o terror do aquário, maltratava especialmente o meu bala shark, que é bem maior. Há alguns meses adquiri um labeo bicolor, com mais ou memos 4 cm, o outro já estava com uns 7 cm. Após alguns meses o bicolor cresceu e passou a agredir o frenatus, não o deixava em paz um só momento, danificando bastante suas nadadeiras que passou a se esconder nos cantos, com aparência de doente. Mandei-o para um outro aquário onde um amigo cria basicamente acarás e cascudos. Pois o frenatus está lépido e feceiro.

Contribuído por Itaguaci Aguiar
Comentário

Caro amigo, tive o mesmo problema, só que o inverso, tenho um Labeo Bicolor de uns 5 cm que maltratava bastante meu Balas, então adquiri um Frenatus com uns 7 cm, e assim que o coloquei no aquário foi logo em cima do Bicolor. Hoje meus Balas estão sem sintomas aparentes de lesões, só que o Bicolor vive escondido, e sua coloração negra com a cauda em vermelho deu lugar para uma cor acinzentada e a cauda quase transparente.

Contribuído por Emerson Costa
Comentário

Já tive em meu aquário um Labeo Bicolor. Era realmente um peixe muito bonito com lindas cores, mas que parecia ter ódio mortal dos Barbos Ouro e, por isso, teve que ficar preso no fundo dentro de uma criadeira. Um dia, o aquário teve uma infestação de algas marrons que acabou com o oxigênio da água. Infelizmente o Labeo Bicolor estava preso, não pôde subir à superfície para respirar e acabou morrendo.

Contribuído por William Tamada
Comentário

Possuo três da família "Epalzeorhynchus". Um Bicolor, um Frenatus e um Albino. Os três são muito briguentos, logo pela manhã tem o primeiro ritual de brigas, ficam lado a lado se encarando e depois começam a se espetar com suas nadadeiras. As brigas de correria acabaram no primeiro mês, agora só "parados". O Albino é o mais pacífico, além disso tenho uma leve impressão que é fêmea, apesar de não saber distinguir seu sexo. O Bicolor é o dominante, não aceita brincadeiras: passou perto, leva. Isso porque o tanque é grande. São peixes que quase não comem ração, vivem do limo das plantas. O Bicolor às vezes toma umas carreiras do Bótia Palhaço. Fora as brigas entre eles, se dão muito bem com os outros, não os pertubam. É bom sempre lembrar que um número razoável de tocas diminue as brigas.

Contribuído por Antonio Eduardo
Comentário

Tenho um Bicolor. Sem dúvida é o mais belo peixe de meu aquário, porém tive problemas com ele ao comprá-lo. Era eu piscar o olho e ele estava dentro da torre do filtro biológico. Tive que colocar duas pedrinhas para evitar sua entrada. O territorialismo dele acabou com o tempo, agora só quer saber de comer.

Contribuído por Márcio Elísio



 Páginas:  1  | 2  | 3 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L