Peixes Ornamentais em Aquário

Melanochromis auratus
Auratus

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Auratus - Melanochromis auratus

Fotos & Comentários

auratus1.jpg (26kb)
Fotografia: Alexandra Ellwood

Nome: Melanochromis auratus
Comp AquapHTemp
Origem: Lago Malawi (Africa)
10 cm 100 L 8.1 27°C

Comentário

Mantive 2 exemplares de Auratus num aquário comunitário, são peixes extremamente atraentes, porém muito agressivo, não consegui mantê-lo junto com Poecilídeos, uma espécie que ele conviveu bem foi o Paraíso.

Contribuído por Joaquim Rocha Neto
Comentário

Esse é, como muitos ciclídeos africanos, um peixe curioso. Quando jovem, macho e fêmea são idênticos. Quando chegam à idade adulta, a fêmea continua com o forte amarelo de nascença e o macho se torna escuro. Tenho um macho bem desenvolvido, e ele adora se entocar em meio às pedras do aquário. É um peixe territorial e nunca deve ser o peixe dominante do aquário (assim como qualquer ciclídeo agressivo). Para que isso não ocorra, o ideal é que ele seja mantido com vários outros ciclídeos africanos em um aquário médio/grande com várias tocas. Esse procedimento "quebra" a territoriedade comum a esses peixes, uma vez que a maior quantidade de indivíduos torne impossível o controle territorial dos peixes dominantes. Isso vale para a maioria dos ciclídeos oriundos do lago Malawi.

Contribuído por Adnan Farhat
Comentário

É realmente um peixe apaixonante. Por causa de sua beleza muitas pessoas o compram, mas não sabem que este peixe é incompatível com peixes comunitários. Neste caso ele não deixa nenhum dos habitantes do aquário em paz, enquanto não conseguir matar ele não sossega. Os machos são tão agressivos que "batem" até nas próprias fêmeas e em outros peixes nem se fale o que ele pode fazer. Se você tem um aquário comunitário e encontrar para venda este peixe pode comprar, mas desde que seja de um tamanho relativamente pequeno, pois logo que atingir uns 6 cm pode procurar um outro lugar pra ele.

Contribuído por Filipe Gianfrancesco
Comentário

Essa espécie é muito bela e está muito deficil de se conseguir. Eles cuidam de seus filhotes na boca e os alevinos são como pequenas miniaturas dos pais. Há um documentário sobre esse e outros peixes da família do Lago Malawi que passa na rede cultura, vale a pena assitir porque mostra os verdadeiros hábitos ao vivo e a cores.

Contribuído por Eda
Comentário

O peixe é bonito, mas estou fora. Aliás, separei ele dos outros, me matou um Monodactylus e um Kandango. O peixe é super bravo, não deixa ninguém em paz. Não quero mais nem de graça.

Contribuído por Michel
Comentário

Tenho 2 auratus em um aquário de ciclídeos africanos. Um é macho e já está com seus 7 cm, e o outro ainda não sei pois está crescendo. Diferente dos outros relatos, este peixe é um dos que menos briga em meu aquário. Entre os mais brigões estão o socolofi e o zebra...esse sim...é briguento.

Contribuído por Guilherme Accorsi



 Páginas:  1  | 2 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L