Peixes Ornamentais em Aquário

Acarichthys heckelii
Acarictis Heckel

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Acarictis Heckel - Acarichthys heckelii

Fotos & Comentários

acarichthys1.jpg (20kb)
Fotografia: Luciano Takahashi

Nome: Acarichthys heckelii
Comp AquapHTemp
Origem: Amazônia
13 cm 150 L 7.2 25°C

Comentário

Tenho apenas um exemplar macho com 12 cm. O macho tem a nadadeira quase acompanhando a cauda que é alongada na cor vermelha, a fêmea já não possui a nadadeira alongada e também não fica tão colorida quanto o macho. Não é fácil distinguir o macho da fêmea enquanto são jovens, pois tanto o macho quanto a fêmea tem a nadadeira do mesmo tamanho só se diferenciando e tomando cor na idade adulta. É um peixe lindíssimo, dependendo da iluminação ele lembra um neon gigante com tantas cores se refletindo ao mesmo tempo. Adora ciscar no cascalho em busca de comida e cospe as pedrinhas o tempo todo. O meu deve ser formado em design de interiores, cada hora os enfeites do aquário estão de um lado, de cabeça pra baixo ou entulhados um em cima do outro e olha que os enfeites são do mesmo tamanho dele e pesados! Um barato. Vive em pH 6,6 na companhia de labeos, bandeiras, severum gold, cascudos, coridoras, tetras, etc. É um pouco territorialista mas em geral pacífico. Não chega a agredir ninguém, apenas dá um beliscão nos novatos pra dizer quem é que manda e não passa disso. Ele é o rei do aquário, todos o respeitam!

Contribuído por Cátia
Comentário

Tenho um grupo de 8 exemplares, sendo que 2 machos já são facilmente notados por seu comportamento territorial. É um peixe extremamente pacífico (em se tratando de ciclídeos, claro) e que, apesar de não ser exigente com a qualidade da água, se dá melhor com água mole e ácida. Acredito que ainda não estejam maduros sexualmente, mas já coloquei no aquário ânforas de barro grandes enterradas na areia, com a parte aberta virada pra cima e desimpedida, pois é ali que eles preferem desovar.

Contribuído por Carlos
Comentário

Tenho 4 destes peixes em meu aquário de 400 L. Eu comprei eles há 2 anos atras, dois deles formaram um casal, até que um dia meu aquário estava cheio de filhotes. Eles vivem com pH em 6.8 e temperatura em 29°C, junto com discos e bótias.

Contribuído por Victor Meireles
Comentário

Adquiri dois exemplares jovens e coloquei em um aquário com discos e bandeiras. Não serviu para o meu tipo de aquário/companhias. É um peixe bonito e resistente, mas revolve o substrato e fica um pouco agressivo quando adulto.

Contribuído por Fabio

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L