Peixes Ornamentais em Aquário

Vieja synspila
Ciclídeo Cabeça-Vermelha, Redhead Cichlid

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Ciclideo Cabeça-Vermelha - Vieja synspila

Fotos & Comentários

Vieja_synspila_1.jpg (39kb)
Fotografia: Ryan Harkema

Nome: Vieja synspila
Comp AquapHTemp
Origem: México, Guatemala, Belize
35 cm 500 L 7.5 26°C

Comentário

Fomos comprar peixes para a loja de um amigo aqui em Porto Alegre e no tanque das Tilápias rosas e comuns havia um peixe que ninguém até hoje soube dizer o nome. Compramos e hoje vive no aquário "não à venda" de Ciclídeos e Barbos. Agora tenho absoluta certeza que se trata de um Red Head Cichlid. Peixe extremamente elegante, não muito agressivo, apesar de ser ciclídeo, e vive em harmonia com Portalegrenses, Africanos e Bandeiras. Come comida flocada e pequenos camarões. Dócil, às vezes é importunado por Auratus e Lombardóis. Belo peixe.

Contribuído por Paulo Martins
Comentário

Tenho um macho adulto há uns 3 anos. Ele estava sendo criado em um sump de um aquário em uma loja e eu o trouxe ainda jovem e não totalmente colorido. Agora já está com 30 cm, muito colorido e somente neste ano a cabeça está se desenvolvendo. Está sendo criado provisoriamente em um aqua de 270 litros e irá passar essa semana para um de 630. Sabe se defender de outros ciclídeos mais agressivos (tinha um auratus macho, um dialeptus macho e um socolofi com ele) mas também sabe demarcar seu espaço. Muito curioso, adora explorar a decoração do aquário, mudando tudo de lugar. Ele tem um comportamento de ficar fuçando o fundo o tempo inteiro, não sendo em hipótese alguma compatível com plantas, pois irá desenterrá-las e destruí-las. O meu adora rações de fundo, de qualquer marca mas não liga muito para comidas congeladas ou vivas. Um ótimo companheiro e um dos meus peixes prediletos. Apesar de não confiar deixá-lo com peixes muito pequenos, ele já conviveu com peixes de 5 cm, como barbos variados, e não comeu nenhum.

Contribuído por Luiz Gustavo
Comentário

Ciclídeo de extrema beleza, e com manutenção e alimentação muito fáceis. Aceita uma boa faixa de pH, variando do 6,8 até 8,0, mas a coloração fica mais intensa quando mantido na faixa de 6,8 a 7,2. Agressividade baixa, variando um pouco de um exemplar para outro. Crio o meu com Papagaio, Peixe Faca-Palhaço, Cascudo, Baiacus e Bótia. Não agride nenhum dos outros habitantes, mas acredito que esse comportamento varia muito dependendo da forma como esse peixe é criado desde pequeno. Como muitos outros ciclídeos, se é criado desde a fase juvenil com diferentes espécies de peixes se tornará mais tolerante na fase adulta. Mas essa é uma opinião particular. O meu tem pouco tempo comigo, mas já me apaixonei pela espécie. Quando a comprei ela estava praticamente sem cor alguma, toda cinza, mas em pouco tempo já ficou com uma coloração incrível, com a cabeça num tom de rosa-avermelhado bem forte, as nadadeiras e cauda laranjas e o corpo misturando verde com azul. Da fauna atual do meu aquário, foi o peixe mais barato (a comprei por R$6,00) e que me deixou mais satisfeito em relação à facilidade da manutenção, inteligência, beleza e crescimento. Recomendo com total satisfação essa espécie.

Contribuído por Rafael Sacristan

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!

                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L