Peixes Ornamentais em Aquário

Gymnocorymbus ternetzi
Tetra Preto

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Tetra Preto - Gymnocorymbus ternetzi

Fotos & Comentários

blacktetra1.jpg (31kb)
Fotografia: Marcos Avila

Nome: Gymnocorymbus ternetzi
Comp AquapHTemp
Origem: America do Sul
7 cm 80 L 7.0 24°C

Comentário

O Tetra Preto cresce um pouco mais do que a maioria dos outros Tetras, mas é tão resistente e pacífico quanto os outros, sendo bastante adequado para aquaristas principiantes. Exibem o típico comportamento dos Tetras de ficar dando corrida um no outro o tempo todo, embora a disputa nunca chegue a ficar mais séria. As suas cores variam bastante de acordo com a saúde, o humor e iluminação, apenas ocasionalmente atingindo um tom preto bem sólido. A maior parte do tempo a coloração fica parecida com a da foto acima. Existe também uma variedade "véu" disponível nas lojas.

Contribuído por Marcos Avila
Comentário

Um ótimo peixe para iniciantes...geralmente mantém superioridade acima de peixes agressivos, convivendo pacificamente com eles. Se alimenta bem, vive em teperaturas tropicais preferindo as quentes. Uma coisa aconteceu com meu tetra e até hoje eu venho mantendo esse costume, eles adoram moscas! Certo dia apareceu uma no meu quarto e entrou pela parte de trás através da lâmpada e ficou na borda próximo da água. Ao vê-la, o tetra veio correndo e agarrou a mosca! E a engoliu inteira. Depois esperei uma semana para ver sua digestão, foi fantástica, suas barbatanas cresceram rapidamente e ele ficou um peixe muito robusto. A partir desse dia venho alimentando ele de vez enquando com alumas moscas que aparecem em minha casa.

Contribuído por Marcel Figueiredo
Comentário

Eu tenho dois tetras. Quando comprei eles estavam com a cor meio opaca e me arrependi de ter comprado, mas com o tempo eles foram se ambientando no aquário e ficaram realmente como um tetra-PRETO. Eles têm o hábito de um correr atrás do outro mas não chegam a se ferir.

Contribuído por Guilherme Molero
Comentário

O Tetra Preto é um peixe muito resistente. Comprei 10 junto com outros paulistinhas para ciclar meu aqua, hoje estou arrependido, eles comem toda a comida e ficam enormes de gordos. Um morreu entrando no filtro Millennium, tirei quatro do aqua e ficaram cinco. Foi a melhor coisa que fiz, agora estão bem mais tímidos e deixam os outros comerem. Não devem ser deixados com Neons pois não os deixam em paz, toda comida que coloquei no aquário eles comeram: patê, tubifex, artêmia, flocos, até sucrilhos! Esse último, foram os únicos que comeram! Quando limpo o aqua eles ficam beliscando meus pelos do braço! Só nao tirei todos ainda porque meu aqua é muito grande e eles são muito espertos. Se chego com a rede perto do aqua eles ficam lá no fundo e não vêm para frente nem a pau! Tem também uma variante véu, ficam um pouco maior que os outros. A fêmea tem a barbatana anal paralela com a linha preta do estômago.

Contribuído por Eric Serrano
Comentário

Concordo com o Eric, os tetras comem toda a comida que você colocar, são extremamente rápidos e insaciáveis e deixam os outros peixes sem comida. Não gostam de neons, apesar que no meu aquário já pararam de perseguir os neons. São extremamente resistente as doenças. Agora ficaram mais calminhos, porque o acará bandeira já cresceu e agora dá um corretivo neles de vez em quando. Apesar do tetra conseguir conviver até com ciclídeos agressivos, o pacífico bandeira dá umas corridas atrás dele.

Contribuído por Agnaldo Medeiros
Comentário

Sempre tive Tetras Pretos no meu aquário e eles nunca apresentaram nenhuma atitude agressiva em relação aos outros peixes, inclusive os Neons. Mas parecem gostar mesmo é da companhia de Pacus - na minha curta experiência com um Prateado, os Tetras Pretos se enturmaram rapidamente com ele, como se fossem da mesma espécie. Tive um cardume de Tetras Pretos que com o passar do tempo acabaram morrendo e só restou um, que está lá até hoje (deve estar com mais de 4 anos). Atualmente tenho mais dois no meu aquário, bem maiores que todos os outros que tive antes. Aliás, desde que os coloquei no aquário, o comportamento deles tem sido um tanto territorial, o que não acontecia antes (acredito que possa estar relacionado ao tamanho). Quanto à voracidade, os meus não são tão comilões a ponto de deixar os outros peixes sem comida, ao contrário dos Barbos Ouro que - estes sim - comem tudo o que vêem pela frente, menos os outros peixes.

Contribuído por William Tamada

 Mais Comentários 




oF <=> oC in <=> cm G <=> L