Peixes Ornamentais em Aquário

Syncrossus beauforti
Bótia Camaleão, Bótia Tigre de Beaufort

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Bótia Camaleão - Syncrossus beauforti

Fotos & Comentários

Syncrossus_beauforti_2.jpg (45kb)
Fotografia: Afonso

Nome: Syncrossus beauforti
Comp AquapHTemp
Origem: Sudeste Asiático
25 cm 250 L 6.5 27°C

Comentário

Bótia Camaleão (Syncrossus beauforti) é o nome mais comum desta bótia pelo mundo afora, aqui (Brasil) é conhecida como Bótia Tigre. É originária da Ásia: Tailândia, Malásia Camboja tanto em grandes rios como em pequenos córregos ou riachos. Esta espécie foi catalogada em 1931 por Smith com o nome de Botia beauforti, com a reorganização das espécies em 2004, feita por Kottelat passou as ser chamada de Syncrossus beauforti. Dizem alguns estudiosos que pode chegar a 25 cm na natureza, mas não é muito precisa a informação, no entanto sabe-se que em aquários chega facilmente a 15 cm, a minha tem uns 12 cm e uns 2 anos de idade aproximada. Como bótias de outras espécies, alimenta-se praticamente de tudo, seja alimento natural ou artificial. A minha come principalmente alimentos de Disco que é o que predomina em meu aquário (flocos, granulados e bits). Bótia extremamente bonita e não muito tímida, porém muito territorialista e agressiva. Acredita-se que a reprodução em cativeiro seja bem difícil, assim como a distinção entre os sexos. Alguns autores dizem que quando adulta a fêmea tem a barriga bem mais desenvolvida, como se estivesse o tempo todo “grávida”. É bastante tolerante com o pH que pode estar entre 6.4 e 7.4, mas é claro que não é aconselhável deixar o pH flutuar. No meu aqua vive com quatro bótias palhaço, quatro yo-yo e 1 zebra. Com as palhaço vive pacificamente, já com as outras ela é realmente um tanto agressiva. Como o aqua é grande (400 L) dá pra conviverem sem maiores contratempos. É aconselhável utilizar areia natural no fundo já que ela fica o tempo todo enfiando o “nariz” á procura de comida, eu acredito que seja complicado manter plantas naturais, provavelmente ela vai soltá-las o tempo todo.

Contribuído por Afonso
Comentário

Eu possuo uma bótia tigre há mais ou menos 6 meses, e no começo, quando não tinha plantas (só enfeites e pedras) ela era muito agressiva e territorialista, mas atualmente apenas com plantas no aquário, ela ficou totalmente calma, e apesar de ficar tentando se enterrar na areia, nunca soltou uma planta minha. Hoje está com aproximadamente 9 cm e come principalmente Tetra Min Crisps, que pega a meio termo na água.

Contribuído por Guilherme M.
Comentário

Tenho um bótia com cerca de 14 cm e vive há já 3-4 anos. De um tempo para cá passa a maioria do tempo escondido debaixo do tronco e plantas. A partir do momento em que começou a esconder-se aí cresceu muito rapidamente. Só sai do esconderijo 1 ou 2 vezes por dia para comer ou fazer investidas repentinas (penso que a outros peixes), o que por vezes até assusta quem está na sala, tal é o barulho que faz. A forma como se lança é tão forte que recentemente morreu o outro exemplar que tinha porque saltou do aquário (abrindo a tampa) e caiu no chão.

Contribuído por Marta Fernandes

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L