Peixes Ornamentais em Aquário

Scatophagus argus, tetracanthus e multifasciatus
Mono

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Scatófagos - Scatophagus spp.

Fotos & Comentários

Scatophagus_argus_1.jpg (17kb)

Nome: Scatophagus spp.**
Origem: Estuários do Indo-Pacífico

Comp Aqua pH Temp
30 cm 250 L 8.0 26°C

Comentário

**Nota: Existem 3 espécies diferentes de Scatófagos: o Scat Pintado (Scatophagus argus), Scat Bandado (Scatophagus tetracanthus) e o Scat Banda-Pintado (Scatophagus multifasciatus) que tem uma mistura de pintas e bandas (foto). Por enquanto vamos manter comentários para as 3 espécies nesta página, mas se você submeter um comentário por favor indique qual espécie você tem, para podermos separar as páginas mais tarde. Contribuições de boas fotos originais (não de livros ou da web!) para o S. multifasciatus e S. tetracanthus são bem vindas!

Contribuído por Marcos Avila
Comentário

Tenho um scatophagus verde e outro prata. Adquiri primeiramente o verde, avisado de que seria difícil mantê-lo, pois quando adulto vive em água salobra e a adaptação para a água-doce deve ocorrer desde pequeno. Assim, no começo tive problemas com íctio devido à falta de sal na água, mas depois de um tratamento intenso e progressivo não tive mais problemas. Inicialmente não era tímido, vinha comer na minha mão e sempre o tirava do aquário para que pudesse comer artêmias, e mesmo assim nunca se estressou, agora já tem quase 10 cm na água-doce e continua comendo muito só que está mais tímido. Fiquei tão satisfeito com o verde que adquiri o prata. São igualmente ativos, comem sem parar, mas são muito medrosos. Estou tendo alguns problemas com íctio, mas já estou fazendo um tratamento com sal grosso que vem apresentado resultados satisfatórios. Estou apenas esperando achar um exemplar vermelho para criar. Recomendo.

Contribuído por Daniel
Comentário

Eu possuo um Scat pintado ou verde como também é conhecido, existe ainda uma variação do Argus que é mais escuro e tem umas manchas vermelhas (Scatophagus Argus Rubrifrons). O meu está num aquário com ciclídeos africanos e se dá muito bem, já o tenho há dois anos. Adora alface e come qualquer planta que se coloque no aquário. Este peixe procura as áreas de estuários e mangues e até mesmo se aventura em rios na fase juvenil, mas quando adulto vive praticamente apenas no mar. Deve ser criado em aquário com pH alto e salobro.

Contribuído por Cássio Andrade
Comentário

Tenho um Scatophagus argus rubrifrons. É um peixe extraordinário pela sua beleza. Já o tenho há uns 6 meses. Já tive 2 que morreram devido a stress. São peixes muito territoriais, sempre a marcar o território. Especialmente quando são alimentados, perseguem outras espécies. Já me mataram 1 monodactilus. São um pouco agressivos para peixes pequenos.

Contribuído por Bruno Alves

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L