Peixes Ornamentais em Aquário

Rineloricaria teffeana
Peixe-Galho Rio Tefé, Loricara Rio Tefé

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Peixe-Galho Rio Tefé - Rineloricaria teffeana

Fotos & Comentários

Rineloricaria_teffeana_2.jpg (35kb)
Fotografia: Blair C.

Nome: Rineloricaria teffeana
Comp AquapHTemp
Origem: América do Sul
12 cm 100 L 6.8 24°C

Comentário

Tenho um desses já há algum tempo, são aqui chamados de Peixe-lagartixa. São bem legais, passam a maior parte do tempo enterrados no cascalho ou tentando se camuflar, às vezes com muita eficiência, visto que chego a ficar 2 dias sem encontrá-lo no aquário. Tenho no mesmo aquário 2 discos, e ele não importuna eles como os cascudos.

Contribuído por Leonardo Amorim
Comentário

Tive por quase um ano um cascudo desta espécie junto com um Tigre Imperial e um Pepita de Ouro. Não brigavam, apesar da fama de territorialistas dividiam o mesmo tronco e rodelas de batatas numa boa. O Lagartixa (como é conhecido por aqui) era o que mais aparecia pelo aqua, mostrando-se mesmo durante o dia. O mestre do disfarce! Com sua cor próxima a dos cascalhos camuflava-se muito bem! Era muito curioso, e isso custou caro para ele. Tratei em um aquário hospital uma femea de Kinguio e quando ela retornou para o aquário comunitário o Lagartixa foi xeretar nela e acabou morto, acho que devido ao resíduo de remédio que ainda deveria haver no peixe. Não só esta espécie como todos os cascudos pelo que pesquisei são extremamente sensíveis a medicamentos, principalmente os que possuem cobre em sua formulação. Não é dos mais lindos, mas é um peixe interessante e ativo.

Contribuído por Cristina - SP

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!

                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L