Peixes Ornamentais em Aquário

Rineloricaria fallax
Peixe-Galho Delicado, Loricara Rabo-de-Chicote

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Peixe-Galho Delicado - Rineloricaria fallax

Fotos & Comentários

Rineloricaria_fallax_1.jpg (23kb)
Fotografia: Josscy Vallazza

Nome: Rineloricaria fallax
Comp AquapHTemp
Origem: América do Sul
12 cm 100 L 6.8 24°C

Comentário

Eu tenho esse exemplar no meu aquário de peixes de fundo. É um pouco tímido no início, mas depois de ambientado, você consegue vê-lo à noite. Gosta de ficar entocado, por isso é bom colocar bastante tocas e vegetação para proporcionar sombras. Ele se dá bem com os outros cascudos, dojôs e mocinhas. O ideal para o substrato é pedra de rio bem pequena, quase areia. Quando se assusta ele costuma se enterrar. É um belo exemplar e aconselhável para quem é iniciante por ser bem resistente, porém temos que tomar cuidado ao escolher as companhias dele no aquário, pois já ouvir dizer que atacaram outros.

Contribuído por Lélia Machado
Comentário

Tive dessa espécie de cascudo. Uma coisa interessante nela, é que a sua cor beje pode se camuflar no substrato do aquário. Quando os criava percebia isso, sempre que ficavam no substrato ficava difícil achá-los. Também é uma espécie que prefere ficar sobre o substrato do aquário e não grudado em pedaços de tronco e rochas, como os outros cascudos.

Contribuído por Danilo Araujo
Comentário

Possuo um destes peixes há alguns meses. É pacífico e habita um aquário com coridoras, camarão filtrador asiático, otos e até uma raposa voadora. De inicio mostrou-se tímido e estava sempre escondido. Passadas 2 semanas mudou a cor cinzento escura que tinha na loja onde estava num aquário com rochas e passou para castanho, da cor do substrato e tronco do meu aquário. Agora anda à vontade pelo aquário a limpar o fundo. Come restos de comida mas também dou comprimidos para peixe gato, pastilhas de algas e pepino. A agua do aquário está a 26°C, com pH 6. Não faz estragos nas plantas e possuía uma cauda comprida, quase do tamanho do corpo, que entretanto desapareceu. Não sei se foi comida ou se partiu.

Contribuído por Pedro Teixeira

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!

                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L