Peixes Ornamentais em Aquário

Pseudoplatystoma fasciatum
Cachara, Surubim, Sorubim, Pintado

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Cachara (Surubim, Pintado) - Pseudoplatystoma fasciatum

Fotos & Comentários

Pseudoplatystoma_fasciatum_2.jpg (64kb)
Fotografia: Jenn

Nome: Pseudoplatystoma fasciatum
Comp AquapHTemp
Origem: Bacia Amazônica
100 cm 1000 L 6.8 26°C

Comentário

Tenho um pintado em minha loja. É um peixe bem calmo durante o dia. Alimenta-se de outros peixes menores ou, se houver um trabalho de adaptação, pode ser alimentado com ração. Requer um aquário muito grande, pois atinge quase 1 metro.

Contribuído por Denis Matiussi
Comentário

Apenas um comentário breve, a diferença entre o Pintado e o Cachara, é (até onde sei) apenas visual, pois o pintado, como sugere o nome possue pintas pela parte superior do corpo, já o Cachara (foto) possue muitas listras, e poucas pintas

Comentário

Tenho um pintado em meu aquário, é fascinante. Não sei como, ele que ainda está pequeno consegue engolir cerca de 10 lambaris por semana (uso lambaris para alimentá-lo). Ele gosta de caçar à noite e faz um estardalhaço, batendo o rabo na superficie da água para (pelo que eu acho) deixar os lambaris confusos, arrancando todas as plantas e ainda molhando a casa. Todo dia tenho que repor cerca de 5% a 10% da água do meu aquário. São apaixonantes. Eles não gostam de aquários muito decorados, mas ainda sim precisam daquele lugar para descansar durante o dia. O meu já me custou bem caro devorando meu antigo cardume de neons, depois disso me dei ao trabalho de remover os outros peixes do aqua, deixando somente lambaris. Ao contrário do que esta escrito ai em cima os pintados principalmente podem atingir proporçoes gigantescas, sendo que os de rio atingem facilmente 30 kilos e a medida mínima para poder pescá-los e não ter de devolvê-los em rio é de 90 cm.

Contribuído por Guilherme Almeida
Comentário

Na verdade as espécies cachara (Pseudoplatystoma fasciatum) e pintado (Pseudoplatystoma coruscans), apesar da semelhança física e a interrelação do gênero, são espécies que se diferenciam bastante em relação ao comportamento, habitat e crescimento. Por exemplo, o cachara dificilmente ultrapassa 1 m de comprimento, já o pintado (ou surubim) detêm registros de animais com mais de 2 m e mais de 40 kg. Além dessas duas espécies, há outra do mesmo gênero: o caparari (Pseudoplatystoma tigrinum), exclusivo da Bacia Amazônica e o mais bonito de todos na minha opinião. Esta espécie já é cultivada em piscicultura.

Tenho um cachara no meu aqua que convive muito bem com meus dois cascudos, meu oscar e minha arraia. É um animal de hábitos noturnos, ficando dia todo atrás de um tronco desidratado. Alimento-o com lambaris e barrigudinhos vivos (que servem para a arraia e o oscar também), além de pedaços de coração bovino...porém seu alimento predileto são pedaços de minhocuçu, pois ele avança imediatamente quando lhe ofereço este alimento.

Contribuído por Anderson Fabiano
Comentário

Tenho um pintado de 20 cm em meu aquário faz uns dois meses, é um peixe extraordinário! Muito tranquilo, não mexe com nenhum de seus companheiros, que são um oscar tigre de 20 cm, um zebrinha de 15 cm, e dois cascudos de 10 cm. Peixe muito comilão e bonito, alimento-o uma vez por semana com pequenos peixes. Recomendo a todos que tenham um aquário de bom tamanho e condições de sustentá-lo, porque acaba saindo um pouco caro.

Contribuído por Éric Feller
Comentário

Eu tenho 5 pintados que estão crescendo em um aquário de 720 L junto com outros carnívoros. Eles estão aos pouco saindo durante o dia para ficar à mostra no aquário, por enquanto eles passam boa parte do dia juntos no fundo do aquário escondidos atrás de algumas plantas artificiais. Também tenho 1 catfish e 1 pirarara, são peixes realmente incríveis, apesar de serem mais tímidos com o tempo estão se acostumando e parando de se esconder. Quem tiver um aquário grande, perto de 1000 L com pelo menos 200x60x60 cm pode criar algum destes peixes, não se esqueça que eles vão crescer bastante, portanto não lote o aquário. No meu caso eu tenho vários peixes no aquário porque estou deixando eles crescerem e já estou montando um outro aquário com as medidas 200x80x80 cm para separá-los nestes 2 aquários.

Contribuído por Thiago Godoy

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L