Peixes Ornamentais em Aquário

Pseudacanthicus leopardus
Cascudo Leopardo Cactus, Cascudo de Cauda Laranja (L114, LDA07)

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Cascudo Leopardo Cactus - Pseudacanthicus leopardus

Fotos & Comentários

Pseudacanthicus_leopardus_1.jpg (21kb)
Fotografia: Jocemir

Nome: Pseudacanthicus leopardus
Comp AquapHTemp
Origem: Rio Rupununi (Guiana)
25 cm 200 L 6.8 25°C

Comentário

Tenho um exemplar destes há algum tempo no meu comunitário plantado de 200 L. É um dos cascudos mais belos que você pode encontrar com certa facilidade e preço razoável. Seu nome talvez não faça sentido se você não olhar detalhamente este cascudo. Ele possui várias linhas de espinhos que percorrem todo seu corpo, daí o nome Cascudo Leopardo Cactus ou Cactus Pleco. Mas não se engane com sua aparência pequena, ele tende a crescer um pouco mais do que costuma crescer os cascudos como pepita por exemplo, por isso aconselham a ter uma toca que suporte ele em seu tamanho adulto ou que possa ser ampliada depois. E falando em toca, costumo dizer que este cascudo é xenofóbico, basta aparecer alguém perto do aquário para que ele se esconda imediatamente, sem falar em seus hábitos que são noturnos, por isso vejo a necessidade de uma toca para ele. Talvez não seja fácil vê-lo sempre, mas com certeza ele ficará muito mais ambientado no aquário.

Contribuído por Evandro W. Sangali
Comentário

Tenho dois exemplares desta espécie, um deve ter uns 12 cm o outro uns 18 cm. Quando os comprei achei que fossem da espécie Aba Laranja, pelo menos o dono da loja deu esse nome. Com o tempo ficaram realmente muito lindos. Apesar de terem hábitos noturnos, quando saem das tocas chamam a atenção. Outra coisa que eu notei é que devem ser muito resistentes, pois ultimamente não tenho cuidado muito bem do meu aquário, e mesmo assim estão muito coloridos, Meu aqua: 280 L, pH 6,4, Temp 29°C.

Contribuído por Candido Afonso
Comentário

Tenho um exemplar desta espécie. Infelizmente ele é muito tímido, fico semanas sem vê-lo. Mesmo quando alimento os outros peixes ele não aparece, raramente sai da sua toca. Mas é um peixe muito bonito, pena que muito tímido. Meu aquario é de 360 L.

Contribuído por Celio R. Barros

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L