Peixes Ornamentais em Aquário

Physa sp.
Caramujo Physa

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Caramujo Physa - Physa sp.

Fotos & Comentários

Physa_Snail_2.jpg (29kb)
Fotografia: David Needleman
Comentário

Eu adquiri esses exemplares porque achei interessante, eu pedi para o dono da loja para me arrumar alguns e ele me deu. Fiz uma criação controlada em um pequeno aquário de 5 L e os utilizo para limpeza em berçários. São úteis para comer não só as algas, mas restos de alimentos pequenos que são oferecidos aos filhotes.

Contribuído por Lélia Machado
Comentário

Com plantas que comprei vieram dois Physa sp., um de cada tipo acima. O mais redondinho durou mais, encheu as plantas, pedras, vidros entre outros de ovinhos, que deram origem a novos caramujos (em média a cada 10-12 dias). Minúsculos, os novos caramujos somem no substrato, e reaparecem maiores em 4 dias. Curioso que um dá origem ao outro e vice versa, ou seja, um deu origem aos dois tipos de concha.

Contribuído por David Alexandre
Comentário

Tenho para aí uns 100 desta espécie num aquário de 45x25x25 cm. Comem as algas e reproduzem-se em plantas, filtros e vidros, isto tudo em 6 meses. Tento dizimá-los com o truque da pedra e da pastilha para os peixes do fundo, só tirei metade, mas passado 2 semanas já tinha outra vez uns 100. São uns pestes!

Contribuído por Rui Ramalheira
Comentário

Tenho uma experiência nada agradável com esses caramujinhos. Montei meu aquário plantado (200litros) faz uns 3 meses e percebi que apareceram esses caramujinhos andando pelo aquário. Deixei eles lá porque eu achava que comeriam algas, etc. Em menos de uma semana fui perceber que não eram só 2 ou 3 caramujinhos, haviam uns 100! Eles procriaram! Encontrei seus ovos nas folhas das plantas tive que podar algumas pra tirar os ovos, e assim fui pegando um a um manualmente e retirando do aquário. Podem ser úteis, mas cuidado se reproduzem demais, eu os considero uma PRAGA em aquários.

Contribuído por Rui Othon
Comentário

Possuo cerca de 60 desses simpáticos caramujinhos. Desde que uma vez comprei plantas para meu aquário e vieram algumas physas eu me apaixonei por eles! Hoje tenho três aquários de 3 L só com physas de fauna. Eles me ajudam com algas, comem qualquer tipo de ração e são invertebrados que quando bem tratados ficam com uma cor muito bonita. Somando todas as physas dos três aquários devem ter cerca de 60 physas e o maior deles tem cerca de 1,2 cm.

Contribuído por Nicolas Gonçalves

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!



 Páginas:  1  | 2 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L