Peixes Ornamentais em Aquário

Physa sp.
Caramujo Physa

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Caramujo Physa - Physa sp.

Fotos & Comentários

Physa_Snail_1.jpg (13kb)
Fotografia: Alex Kawazaki

Nome: Physa sp.
Comp AquapHTemp
Origem: Cosmopolita
1 cm 1 L 7.0 25°C

Comentário

Geralmente estes moluscos vêm junto com as plantas vendidas em lojas de aquarismo. São um espetáculo à parte, conseguem andar na tensão superficial da água, ou seja, de ponta cabeça na superfície. Podem ainda emergir e submergir igual a um pequeno submarino. A reprodução é bem rápida, a fêmea faz a postura dos ovos em pequenas bolsas gelatinosas grudadas em plantas. Eles não fazem uma limpeza muito profunda, mas quebra o galho.

Contribuído por Frederico Fujihara Neto
Comentário

Já tive desta espécie no meu aquário, acho que vieram na água da torneira. No princípio não dei importância, mas quando percebi tinham dezenas de Physas no meu plantado. Até que ajudam no controle de proliferação de algas, mas devemos ter cuidado com a taxa de natalidade. Em quantidades excessivas podem prejudicar algumas plantas de folhas sensíveis, como as Bolbitis...quase as dizimaram, tive bastante trabalho para infelizmente exterminá-las. Em pesquisa verifiquei que em águas de péssima qualidade, são portadoras de protozoários nocivos aos seres humanos.

Contribuído por Marconyel Azevedo
Comentário

Esses caramujos são muito proliferos, fazem uma espécie de gosminha transparente cheia de ovinhos em qualquer lugar do aquário e dentro de algumas semanas ou até dias esses pontinhos brancos já se transformam em caramujos maiores. São bons limpadores de algas.

Contribuído por Fabio Hudrys
Comentário

Por sorte comprei uma planta e junto dela veio um desses caramujos, que coloquei em meu nano de 15 L. Depois de dois meses ele tinha por volta de 2 cm e ficava vagando pelo aqua, chupando o limo do vidro traseiro e de uma pedra que tenho. No terceiro mês, não sei como, apareceram mais dois pequenos caramujos que agora crescem com uma velocidade incrível. São muito pacíficos e nunca os vi comendo minhas plantas. É um ótimo invertebrado para aquários pequenos em que uma ampulária tomaria muito espaço.

Contribuído por Felipe Nonaka
Comentário

Há anos que utilizo este belo caramujo em meus aquários e sem dúvida são os melhores comedores de algas que conheço. Estes pequenos animais são detalhistas e, dependendo do número de animais (em torno de 5/L) deixarão seu aqua sem nenhuma alga em pouco tempo, sem danificar nenhuma folha de planta em seu aqua. Podem viver meses e passar dos 2 cm.

Contribuído por Rafael Leal
Comentário

Já tive uma grande colônia de Physas em um pequeno aqua. Vieram entre as raízes de plantas aquáticas. mas achei os intrusos bastante interessantes. Eles se multiplicam com bastante velocidade, e se não tiver outra espécie competindo com eles, vão rapidamente encher o aquário. Criava eles junto com Planorbis e Melanoides, mas os Physas eram a espécie mais populosa. Em segundo lugar eram os Planorbis, depois vinham os Melanoides. Ainda tinha uma terceira espécie, igual aos Physas, só que sua concha era enrrolada para o lado oposto, como se fossem dois pares de sapato. Essa espécie é mais rara, e não chegou a superpopular o meu aqua. Considerava sua população quase nula. Em qualquer aqua que tiver sujeira no fundo e algas verdes, eles se dão muito bem, só que irrita um pouco ver aqueles ovos pregados nas suas plantas favoritas, mas é só descolar eles que fica normal. Eles não devoram as plantas, mas sim as algas.

Contribuído por Elisa Queiroz Oliveira



 Páginas:  1  | 2 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L