Peixes Ornamentais em Aquário

Pelvicachromis subocellatus
Kribensis Ocelado

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Kribensis Ocelado - Pelvicachromis subocellatus

Fotos & Comentários

Pelvicachromis_subocellatus_1.jpg (15kb)
Fotografia: Heidge Fukumasu

Nome: Pelvicachromis subocellatus
Comp AquapHTemp
Origem: África Ocidental
8 cm 80 L 7.0 26°C

Comentário

Habitat: É encontrado nos mais variados tipos de águas, desde as águas negras do rio Yenoga na Nigéria às regiões costeiras em água salobra. As populações variam muito de padrão de coloração, sendo a variação mais comum encontrada a 'Matadi' (a da foto). Em Camarões são encontrados os 'Yellow Necks' e no Gabão a variedade 'Purple'.

Comportamento: sem sombra de dúvida é o peixe mais bonito do gênero Pelvicachromis, mais pacífico que o Kribensis, podendo até se tornar muito tímido se mantido com peixes mais agressivos. Após formarem um casal tornam-se intolerantes com membros de sua própria espécie. Convive bem com peixes menores, e é recomendado para aquários comunitários. Essa espécie não deve ser mantida junto com o Kribensis (P. pulcher) pois o índice de hibridação e alto.

Alimentação: Ração em flocos ou granulada específica para Ciclídeos, complementada por alimentos vivos.

Dimorfismo sexual: O macho é maior, mais esguio e mais colorido que a fêmea, a fêmea exibe uma coloração exuberante na época da desova.


Aquário: O aquário para os subocellatus deve ter abrigos em forma de pedras ou troncos, pois no início podem ser muito tímidos. Após aclimatados desovam com facilidade. É um peixe prolífico, as suas posturas podem ultrapassar 200 filhotes. Estes são muito sensíveis aos parâmetros da água e as perdas podem ser grandes nos primeiros dias.

Contribuído por José Antonio (ez)

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!

                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L