Peixes Ornamentais em Aquário

Parotocinclus maculicauda
Oto Cauda-Vermelha, Limpa-Vidros de Cauda Vermelha

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Oto Cauda-Vermelha - Parotocinclus maculicauda

Fotos & Comentários

Parotocinclus_maculicauda_1.jpg (16kb)
Fotografia: Juliana Bug

Nome: Parotocinclus maculicauda
Comp AquapHTemp
Origem: RJ a SC (Brasil)
6 cm 40 L 7.0 22°C

Comentário

Esta espécie de Parotocinclus é bem resistente e ativa, e precisa de um aquário com boa oxigenação/circulação de água. Não é difícil encontrá-los no cano de entrada e na cascata da saída do filtro externo, ou ainda com a cabeça pra fora da lâmina d'água. A característica física principal do Parotocinclus maculicauda é, como o nome diz, a coloração avermelhada nas nadadeiras dorsal e peitoral, e principalmente as manchas vermelhas na base e pontas da cauda. O restante do corpo é marrom acobreado. Gostam de aquários bem plantados, são bastante sociáveis e preferem viver em grupos. Diferente dos limpa-vidros, eles não são bons comedores de alga e devem ser alimentados com rações específicas para peixes de fundo. São onívoros e precisam de proteína animal na sua dieta. Como alimento complementar, aceitam muito bem pepino, abobrinha e acelga. Batata deve ser oferecida esporadicamente. O melhor método que encontrei para deixar estes alimentos submersos é espetando-os em palitos de churrasco, e fincando no substrato. É importante ressaltar que se estiverem com fome, comerão folhas saudáveis de plantas como higrófila e microsorum, ou até folhas amareladas de anúbias.

Contribuído por Juliana Bug
Comentário

Parotocinclus_maculicauda_2.jpg Tive a oportunidade de possuir esse lindo oto. Devo atestar aqui que não é comedor de algas, precisando de alimentação complementar (pepino, abóbora, e outros dados usualmente a cascudos e afins). Comprei os meus dois como sendo cascudinhos pit bulls, mas mais tarde vim a descobrir suas verdadeiras identidades, mas tarde demais para um deles, pois até então achei que se alimentassem de algas e não dava alimentação adequada. Após sua morte me dispus a pesquisar as possíveis causas. Acabei descobrindo 'quem' ele realmente era. A partir daí passei a dar a alimentação adequada ao seu irmão remanescente. Mas é um peixe extremamente pacífico, chegando a ponto de deixar o chato do meu frenatus albino dormir em cima dele. Peixe de coloração incrível nas nadadeiras, quando bem alimentado.

Contribuído por Pedro h..

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!

                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L