Peixes Ornamentais em Aquário

Caridina cf. cantonensis 'Crystal Red'
Camarão Red Crystal

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Camarão Red Crystal - Caridina cf. cantonensis 'Crystal Red'

Fotos & Comentários

Neocaridina_Red_Crystal_1.jpg (17kb)
Fotografia: Marcos Avila

Nome: Caridina cf. cantonensis 'Crystal Red'
Comp AquapHTemp
Origem: Ásia
2 cm 10 L 6.5 25°C

Comentário

A espécie “Crystal Red” (Neocaridina sp.), é uma das diversas espécies variantes do camarão Caridina serrata, sendo um híbrido do “Bumble bee shrimp” ou Camarão Abelha. São extremamente pequenos, seu corpo quando adulto chega no máximo a 2-2,5 cm, tendo um tamanho médio entre 1-1,5 cm. Seu comportamento pode variar quando em pequenos grupos ou quando mantido somente um exemplar, mas ao se formar um grupo maior, se mostram confiantes e exploradores, vasculhando vastas áreas do aquário a procura do que comer. É recomendado colocá-los em um aquário plantado, sem peixes que possam vir a tê-los como petiscos visto o seu tamanho diminuto.

Apreciam água neutra a levemente ácida, tendo pH na faixa de 6,2-7,2. Resistem a temperaturas de 18-30°C, sendo aconselhável manter na faixa de 22-25°C. São sensíveis a metais e produtos químicos na água, devendo ser utilizada de preferência água tratada (ex: com Aquasafe) sem outros aditivos. Deve se observar que estes camarões são extremamente sensíveis à presença de amônia na água, esta deve ter nível ZERO, pois pode causar a morte deles.

Sua alimentação consiste em algas e restos de animais. Aceitam muito bem ração (ex: Color Bits). Aceitam alimentos vivos como “enquitréias”, podendo esta ser utilizada com moderação. São conhecidos por serem detritivos, ou seja, comem qualquer detrito que encontrem pela frente, podendo comer além de ração e algas, cadáveres de peixes que se encontrem no aquário. Outra sugestão de alimentação é servir para os "Red Crystals" espinafre ou cenoura cozida. Cozinhe-os até ficar mole, quase se desfazendo, e então sirva para eles quando estiver frio. Não se esqueça de retirar o que sobrar.

Para reproduzir o Crystal Red com sucesso, o aquarista deverá manter as condições ambientais descritas acima. Água limpa é o mais importante! Os "Red Crystals" podem se reproduzir mensalmente se forem fornecidos os cuidados apropriados. Seu ciclo de vida é de aproximadamente 15 meses e geralmente levam cerca de 6 meses para se tornarem adultos fisicamente, não se tendo certeza se antes disto estarão aptos a reproduzirem.

Quando sofrem algum tipo de estresse intenso (ex: transporte) tendem a perder sua coloração, ficando quase transparente, mas logo após serem devolvidos a um ambiente calmo e com condições favoráveis, bem aclimatados e alimentados, voltam a ter a sua coloração forte.

Contribuído por Phi

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L