Peixes Ornamentais em Aquário

Mastacembelus erythrotaenia
Moréia Fogo, Fire Eel

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Moréia Fogo - Mastacembelus erythrotaenia

Fotos & Comentários

Mastacembelus_erythrotaenia_2.jpg (19kb)
Photo Credit: Robin Thomsen

Nome: Mastacembelus erythrotaenia
Comp AquapHTemp
Origem: Sudeste da Ásia
46 cm 400 L 7.0 26°C

Comentário

Comportamento: De início fica um pouco tímida, procura se enconder em tocas, plantas, pedras, e principalmente se enterrar no substrato, que deve ser fino para não machucá-la. Com o tempo pode até ser acostumada a comer na mão. É uma ótima saltadora, especialista em aparecer fora do aquário. A minha uma vez resolveu morar dentro do Aquaclear e toda vez que eu tirava, ela subia de novo pela cascata. O aquário dela deve ser bem tampado para evitar essas suspresas desagradáveis.

Alimentação: Só aceita quase que exclusivamente alimentos vivos. Quando pequena comia dáfnia e artêmia, atualmente artêmia e tenébrios. Ela até come ração de minhoca mas só se for dada na boca com a pinça com que são dados os tenébrios. E mesmo assim depois de uns dias, não cai mais no truque. Outras rações industrializadas nunca comeu...

Compatibilidade: Apesar de já ter lido diversos relatos sobre ela predar peixes menores, aqui em casa nunca ocorreu. Já tive junto com Neons, Corydoras Hastatus, e até o minúsculo Badis Scarlet sem problemas.

Espaço: Se você está pensando em ter uma, sugiro que tenha um aquário bem grande. Meu aquário de 200 L ficou pequeno pra ela, e depois que ela atingiu os 30 cm, tive que providenciar um maior, de 720 L.

Contribuído por Marcelo Drummond
Comentário

Tenho um exemplar desta espécie. Adquiri-a com cerca de 10 cm e passados 2 meses já tem 15 cm. É bastante tímida. Esconde-se numa cavidade rochosa do aquário durante as 10 horas de luz que dou ao aquário. Sendo comunitário, é importante frisar também que não se mostra agressiva, pelo menos por agora, para com qualquer outro peixe. Apesar de ser raro avistá-la, como já disse, habituei-a a vir comer à mão. Alimento-a exclusivamente com comida viva; tubifex e artémias - recusando-se até hoje a comer qualquer outro tipo de comida.

Contribuído por
Comentário

Tenho um exemplar desta espécie e uma de cauda pintada, ambas com uns 10 cm. Vivem com discus, mato grosso, botias, etc. Na minha observaçao elas são pacíficas, gostam de se enterrar (por isso o fundo do aquário deve ser de areia) às vezes ficam penduradas nas plantas, mas a maior parte do tempo escondidas. Quanto à alimentação, são bem exigentes, alimento as minhas com artêmia e principalmente com minhocas, elas adoram (se a minhoca for muito grande corto-a em pedaços). Tenho elas há uns 6 meses e até o momento não tenho nada a reclamar desses lindos bichinhos...

Contribuído por Leonardo Dias

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L