Peixes Ornamentais em Aquário

Iriatherina werneri
Arco-Íris Threadfin, Iriaterina

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Arco-Íris Threadfin - Iriatherina werneri

Fotos & Comentários

Iriatherina_werneri_1.jpg (12kb)
Fotografia: Shawna in CA

Nome: Iriatherina werneri
Origem: Nova Guiné a Austrália

Comp Aqua pH Temp
3 cm 40 L 6.4 28°C

Comentário

Tenho sete casais. Esse peixe é maravilhoso. Calmo, possui uma característica muito particular que é o formato das nadadeiras dorsal e anal que, quando abertas, ficam parecidas com a vela de um barco. Observei que as barbatanas abrem-se em sinal de agressividade com outros machos ou quando se exibem para as fêmeas. São ótimos companheiros para discos, especialmente pela faixa de pH e temperamento calmo, ficando na linha superior da água. Recomendo.

Contribuído por José Adolfo
Comentário

Tenho um casal deste peixe maravilhoso no meu aquário de 25 L junto com meus cardinais, neons negros e rodóstomos, seu pH é ácido, suas nadadeiras são um charme e sua boca é muito pequena. Eu trituro bem a ração para dar a estes peixes.

Contribuído por Glaydson Fabiano da Silva
Comentário

Comprei três Iriatherinas que mantinha em um aquário plantado low tec, alcalino, com melanotenias, molinésias, platys, ampulárias, otocinclus e um CAC. Quando fui viajar o aquário ia ficar só, então tirei todos os peixes, nesta hora de captura uma das Iriatherinas morreu esmagada sugada no filtro. Preocupado, deixei de capturar as outras duas e elas ficaram sozinhas no aquário, pois este estava montado há um bom tempo e com muita biologia, plantas e microrganismos, muito microvermes, e pequenos artrópodos, de forma que poderiam comer por si, sem colocação de alimentos. De fato, quando voltei o aquário tinha sofrido um enorme surto de algas e cianos, estava todo verde e as plantas estavam péssimas, mas a água estava cristalina e as Iriatherinas estavam ótimas. Nesta ocasião observei que pareciam um casal, pelo comportamento. Tirei elas para fazer o combate do surto de algas, com eritromicina e água oxigenada, depois da aplicação, a ciano morreu e as algas diminuíram, mas deixei uns dias para trocar a água. Quando fui trocar, vi um alevino minúsculo e logo depois mais outros, quando percebi que eram muitos, dezenas, um verdadeiro enxame de mínusculos alevinos de Iriatherina. Mantive a água rica de microrganismos e eles estão se alimentando da biologia do aquário, vantagem da água velha que não era trocada há muito tempo e é bem fértil. As plantas tambêm estão se recuperando muito bem do surto de algas.

Contribuído por Aires Becker
Comentário

Trabalho em uma loja de aquários em Curitiba, e descobri que a melhor maneira de alimentar esses peixes de bocas minúsculas é usando rações para alevinos. Eu uso com ótimos resultados a Micro Pan da Sera com Imunovit da Tropic Marine. Com essa medida reduzi 80% das perdas!

Contribuído por Luiz Paulo Gonçalves
Comentário

Peixe mto belo, totalmente diferente dos que encontramos nas Américas. Por ter uma boca pequena, ele tem uma certa dificuldade de se alimentar com alimentos mais duros. Recomendo Tetra Colors Granules trituradas com os dedos para esfarelar e facilitar pra ele. Pacífico, se comporta muito bem com rodóstomos, neons, disco, entre outros desse porte ou maiores.

Contribuído por Victor Ruiz
Comentário

Possuo dois machos e uma fêmea, a diferença é que a fêmea tem as nadadeiras menores do que a do macho. São muito pacíficos, vivem com qualquer espécie de peixe ou invertebrado. Eu possuo um curbícula e elas não atacam ele, mas elas não podem viver com peixes agressivos. Eles são meus xodós.

Contribuído por Pedro Henrique

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L