Peixes Ornamentais em Aquário

Hypselecara temporalis
Ciclídeo Esmeralda, Ciclídeo Chocolate

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Ciclídeo Esmeralda - Hypselecara temporalis

Fotos & Comentários

Hypselecara_temporalis_1.jpg (19kb)
Fotografia: Roberto Thomé

Nome: Hypselecara temporalis
Comp AquapHTemp
Origem: Bacia Amazônica
30 cm 400 L 7.0 24°C

Comentário

Comportamento: Desde que fornecida uma toca, é um peixe muito calmo. Até ele conseguir encontrar sua "casa própria" ele mantém uma coloração bem escura, quase negra. Depois, suas cores começam a se definir. Passa por mudanças de cores lindas durante o dia. Tem o costume de atacar ciclídeos menores e briga com os de igual tamanho. O detalhe engraçado é que este peixe raramente se atraca com o outro, ele costuma ficar só naquela demonstração de força típica de ciclídeos (abrir a boca e ficar fingindo botes), mas deixa os demais peixes (com excessão dos que consegue comer) em paz.
Alimentação: Come de tudo, principalmente ração em sticks. Já vi literatura dizendo que se alimenta de plantas, mas o meu nunca comeu. ADORA artêmia e pequenos peixes. É bem animado na hora de comer, chegando a tirar meio corpo para fora da água para comer na mão do dono.
Compatibilidade: Este peixe se dá bem com quase todos os ciclídeos americanos. Mantenho ele num tanque com aruanãs e arraias (Motoro e de Fogo) e nunca tive problemas.
Aquário: Grande (acima de 400 litros), bem cheio de tocas, fundo de areia e pelo menos 1 ciclídeo de tamanho compatível para ele exercitar a agressividade.

Contribuído por Roberto Thomé
Comentário

Tive duas experiências com esta espécie de ciclídeo, o temporalis (aqui em SP se chamam assim). Na primeira, coloquei-o num aqua de 300 L com ciclídeos adultos e agressivos. Resultado: foi quase morto. Reformulei o aqua e o coloquei com outros peixes, mas ele não se adaptou e morreu. Tive uma segunda chance, coloquei-o com peixes do mesmo tamanho no aqua de 300 L. Ele logo se adaptou, escolheu uma toca pra morar e defender, e passou a exibir cores fantásticas. Nunca o vi tentando arrumar briga com outros peixes, ele apenas defendia sua toca quando era imcomodado. Resumindo, eu aconselho essa espécie para aquas de peixes grandes (para que ele não os devore) ou um aqua de ciclídeos, pois sabe se defender bem. Meu único problema com essa espécie foi a timidez nos primeiros dias no novo aqua, mas é um ótimo peixe!

Contribuído por João Ferraz
Comentário

Ao passar por uma loja aqui de SP capital observei no aquário 3 Temporalis. Um, o dominante, estava ótimo, agora os outros dois estavam péssimos. Como o preço estava baixo (aproximadamente 15 reais) levei justamente o mais fraquinho dos 3 peixinhos. Nas primeira semana ele estava muito mal e sinceramente achei que ia morrer. Mas aos poucos foi se recuperando no meu aquário hospital. Ficou nele por quase duas semanas. Hoje faz uma semana que ele está no meu aquário principal, está totalmente recuperado. Tem aproximadamente 8 cm, é muito cara de pau, vem buscar a comida quase na minha mão! Está com uma barriga estufada de tanto comer e está muito bonito, incomparável com o peixe de antes. Até o momento não encarou nenhum outro peixe, me parece ser um dos ciclídeos jumbos mais mansos, espero que continue assim. Sua cor está meio roxa, às vezes mais claro ou às vezes mais escuro. Pelo que eu li pela net é um peixe de grandes proporções, portanto merece um aquário de no mínimo uns 200 litros! Se é macho eu não sei porque ainda é muito pequeno, mas é um peixe maravilhoso tanto na sua beleza quanto no seu comportamento.

Contribuído por Rui Othon

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L