Peixes Ornamentais em Aquário

Hypostomus punctatus
Cascudo Pintado

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Cascudo Pintado - Hypostomus punctatus

Fotos & Comentários

pleco1.jpg (32kb)
Fotografia: Marcos Avila

Nome: Hypostomus punctatus
Comp AquapHTemp
Origem: Sul e Sudeste do Brasil
30 cm 200 L 7.2 24°C

Comentário

O meu Cascudo de 8 cm convive muito bem com um Oscar Albino de 12 cm. No começo o Oscar era agressivo com ele, mas hoje a convivência esta pacífica. Ele é bem esperto, e sozinho faz um ótimo controle de limpeza do aquário, sendo que ele tem um imenso trabalho pelo fato do Oscar produzir muita sujeira, eu o aconselho pois é um peixe muito pacífico e de fácil convivência com outras espécies mesmo agressivas.

Contribuído por Isis Calio
Comentário

Tenho 2 de aproximadamente 12 cm e adoro sua forma de vida. Além de ser um peixe dócil, ele tem hábitos noturnos, como por exemplo, a limpeza do aquário. Ele se adapta a qualquer espécie e aprecia muito tocas escuras.

Contribuído por Marcello Dias
Comentário

Eu tenho um cascudo pintado de uns 15 cm num aquário com discos e algumas corydoras. Ele é bastante dócil e pacífico até que os discos tentam comer a pastilha de spirulina que lhe é destinada todos os dias. Compreendo que, para algumas pessoas, este peixe não seja o mais atraente pela ventosa que apresenta. Mas na verdade, bem alimentado com vegetais frescos e ração diária, podemos obter uma espécie belissima, com um padrão leopardo lindo. O cascudo é de facto um peixe nocturno e durante o dia só sai da sua toca quando lhe cheira a comida, mas é sempre uma bela opção para quem quer um aquário limpo de algas e de comida acumulada o fundo!

Contribuído por Bruno Henrique
Comentário

Tenho um cascudo desses de 14 cm, que vive junto a 2 apaiaris num tanque de 310 L. Eu realmente recomendo o cascudo pintado, pois além de lindo, é um peixe muito interessante. Com seus hábitos noturnos, muitas vezes a minha diversão é procurá-lo durante a noite, quando ele está aparente, porém camuflado com seu eficiente sistema de mimetismo.

Contribuído por Leon Pessanha
Comentário

Tenho um cascudo pintado, é um peixe bem esperto e calmo. Vive muito bem com meus paulistinhas, platis e lebistes. Nunca tive problema. Além disso me ajuda na limpeza do aquário.

Contribuído por Leonardo Sartorello
Comentário

É realmente um peixe muito bonito, que já tive o prazer de criar. Gostaria de avisar aos possuidores deste magnífico exemplar que, ao tratarem algum peixe com sal-grosso, retirem o Cascudo, pois ele, e também vários outros peixes de fundo, são muito sensíveis ao sal, e este pode levá-los à morte.

Contribuído por Tiago Gebrim
Comentário

Já tive desse exemplar, pode reparar que ele é um cascudo que dá sempre preferência a ficar grudado em troncos, procura sempre lugar sombreado. Eu o alimentava todos os dias com Bottom Fish e pedaços de batata pelo menos 1 vez por semana.

Contribuído por Danilo Araujo
Comentário

Um ótimo peixe de fundo! Nenhuma ração escapa, especialmente as que parecem de difícil alcance. Simplesmente adoram Alcon Bottom Fish! Se bem alimentado e mantido em suas condições corretas, crescem muito mais de 5 cm por ano. Uma coisa bem curiosa nessa espécie é que quando se assusta, ou até mesmo quando se coloca alguma fonte de luz, fica com a cor palída e esbranquiçada, semelhante a um peixe de cor albina, bem branco.

Contribuído por Juan Felipe Zulian Santos

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L