Peixes Ornamentais em Aquário

Hyphessobrycon amandae
Foguinho

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Foguinho - Hyphessobrycon amandae

Fotos & Comentários

Hyphessobrycon_amandae_2.jpg (24kb)
Fotografia: Gustavo Naame

Nome: Hyphessobrycon amandae
Comp AquapHTemp
Origem: Bacia do Araguaia (Brasil)
2 cm 30 L 6.9 26°C

Comentário

Os Hyphessobrycon amandae, popularmente conhecidos como "Foguinhos" aqui no Brasil, são tetras cardumeiros sendo muito endêmicos, geralmente aparecendo nas lojas uma ou duas vezes por ano. São ativos e, após estarem aclimatados, seu tom de vermelho é único, agraciando qualquer aquário onde se encontra. Sua alimentação é simples, comendo desde flocos até alimentos vivos, como enquitréias e artêmias quando cabem em sua boca. O dimorfismo sexual é fácil, as fêmeas se apresentam num tom mais claro e com a barriga bem saliente. Já os machos são mais magrinhos e bem mais vermelhos.

Contribuído por Heidge Fukumasu
Comentário

Este peixe é lindo. Tive 20 deles em meu aquário e eles se deram muito bem com Discus, outros Tetras e os demais peixes. A alimentação deles é fácil, mas não pode ser um alimento grande, pois não caberá em sua boca. Você deve ter no mínimo 10 Foguinhos em seu aquário, visto que eles só se sentem bem em cardume.

Comentário

São peixes ímpares! Tenho 14 deles no meu aquário de 146 L e formam um lindo cardume de pequenos notáveis. No começo tive algumas baixas (algo em torno de 6 ou 8 peixinhos), haja vista que tenho vários peixes, inclusive alguns grandes e outros não tão grandes, porém um tanto agressivos, como é o caso dos Mato Grossos, Betta e até um Espada que adora beliscar os outros. Por serem tão pequenos, é muito comum serem confundidos com alimento logo que são colocados no aquário. Os meus Discos, tão tranquilos, não deram sossego. Portanto, é super importante aclimatar os peixes corretamente, para que, ao serem inseridos no novo habitat, não fiquem em choque. Do contrário podem virar presa fácil.

Contribuído por Artur Menezes

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L