Peixes Ornamentais em Aquário

Gyrinocheilus aymonieri
Comedor de Algas Chinês, CAC, Algae Eater Chinês

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Comedor de Algas Chinês - Gyrinocheilus aymonieri

Fotos & Comentários

Gyrinocheilus_aymonieri_2.jpg (25kb)
Variante "Golden". Fotografia: Cheryl
Comentário

É um peixe muito simpático. Quando o comprei fiquei com medo em relação a já ter ouvido falar que era um peixe agressivo e territorialista e que implicava com peixes menores. O meu exemplar é um filhote, de apenas 4 cm, e provavelmente ainda não amadureceu esse seu lado obscuro, mas tem se mostrado, nesse mês de convivência um peixe tímido em relação a seus colegas de aquário e um comedor de algas (inclusive das marrons) muito dedicado e trabalhador. Fez uma toquinha para ele embaixo de uma pedra, para onde vai dormir sempre que apago a luz ambiente. Só é um pouco chato de vez em quando, quando a ração de fundo cai perto de sua toca. Aí aguenta, porque só ele vai comer, não deixa mais nenhum peixe nem chegar perto!

Contribuído por Marilia Malheiro
Comentário

Tenho um desses em meu aquário comunitário. Ele é da variação gold. Meu exemplar é muito ativo, não para um minuto sequer. Fica o dia todo comendo as algas do aquário de 90 litros que felizmente são muitas e fornecem a ele uma boa fonte alimentar. Ao contrário do que li em muitos lugares, ele não tem sido agressivo com outros peixes, exceto pequenas corridas atrás dos matogrossos quando estes tentam beliscar sua cauda. Meu exemplar tem 7 cm e espero que ele não cresça muito rápido, pois acho que terei que retirá-lo do aquário caso cresça muito. É um peixe muito simpático e agradável de se ver em um aquário. Recomendo a todos que o tenha.

Contribuído por Fagner Delfim
Comentário

Adquiri 3 exemplares do Comedor de Algas Chinês (2 gold e um normal) em lugar dos Otos (Limpa-vidro) que desejava, o aquarista informou que eles eram mais eficientes que os Otos. Minha idéia era 2 para meu aqua de 160 L e um para meu de 40 L, mas como não queria separá-los de imediato, decidi primeiro colocá-los no aqua de 40 L (mais sujo) e depois remover 2 para o aqua de 160 L...que erro. Em menos de 12 h os 3 fizeram uma limpeza completamente inacreditável. O vidro do fundo que nunca limpo e com uma camada espessa de algas estava cristalino; as plantas artificiais que tinham algas marrons pareciam novas. Não consegui encontrar mais alga no aqua (fora poucos lugares que eles não tinham acesso) e os 3 estavam parados no fundo sem ter o que comer! Realmente a dica para estes comedores ávidos é um a cada 200 L e olhe lá! Tive que devolver 2 e manter só um para o aquário de 160 L. Um detalhe interessante é que este comedor de alga também aprecia águas levementes ácidas, por ser um peixe asiático, podendo estar em pH 6.6~7.4

Contribuído por Caio Lima Netto

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!



 Páginas:  1  | 2 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L