Peixes Ornamentais em Aquário

Gyrinocheilus aymonieri
Comedor de Algas Chinês, CAC, Algae Eater Chinês

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Comedor de Algas Chinês - Gyrinocheilus aymonieri

Fotos & Comentários

Gyrinocheilus_aymonieri_1.jpg (27kb)
Photo Credit: Lula Ribeiro

Nome: Gyrinocheilus aymonieri
Comp AquapHTemp
Origem: Sudeste Asiático
28 cm 200 L 7.3 26°C

Comentário

Este e um ótimo peixe limpador que você pode ter em seu aquário. Porém, não recomendo para quem possua peixes calmos como bandeiras ou discos, pois esse peixe pode ser um pouco inconveniente. O meu peixe não parava de correr atrás de meus discos e bandeiras, chegando até a mordê-los.

Comentário

Há cerca de 5 meses atrás tive uma grande infestação de algas e comprei 2 comedores de alga chineses, um comum e outro da variedade gold. Eles são ótimos comedores de algas, em pouco tempo limparam todo o aquário, só não comiam as petecas. São peixes muito territoriais, e um não podia cruzar com o outro que era perseguição certa, mas nada muito agressivo, o menor fugia e pronto. O problema é que na medida que cresceram começaram a comer menos algas e a atacar os discos, comendo o muco protetor dos mesmos, o que causou até pequenas feridas em alguns. Por isso tive que me desfazer deles, mas em relação aos outros peixes não causaram problemas. Eu passei a complementar a alimentação deles com pepino e abobrinha, que eles adoram. O aquário tem 240 litros, com pH 6.8, temp 30°C, com plantas e troncos.

Contribuído por Victor Hugo
Comentário

O meu aquário é de 120 litros, pH 6,9, 25,5°C, plantado com peixes pequenos (cardinais, bêbados, rasboras, etc.). Tenho um destes peixes desde que tenho o meu aquário, há cerca de 2 anos. Ele parece dar-se muito bem, é bastante pacífico, tem cerca de 7 cm já há aproximadamente 1 ano e não parece estar a crescer muito mais. Sempre que alimento o aquário ele coloca-se estratègicamente num local onde sabe que o comer alcança o fundo (eu dou uma ajudinha). È um peixe bastante activo durante o dia, mais durante a tarde, não pára de vasculhar as folhas das plantas à procura de algas, de preferência não filamentosas. Durante o resto do tempo descança em cima de folhas largas com as barbatanas peitorais a fazerem de suporte. Aconselho a principiantes como eu porque aparentemente é bastante resistente, pelo menos o meu deve ser. :P

Comentário

Os Gyrinocheillus sp. são realmente úteis quando se pensa no controle de algas nos aquários: limpam meticulosamente qualquer superfície que virtualmente possa ter crescimento de algas. Possuo 2 exemplares dourados em um aquário densamente plantado de 250 L, mas mesmo assim freqüentemente observo brigas por território, sem grandes conseqüências para ambos envolvidos. Mas tome cuidado pois costumam pular fora do aquário.

Contribuído por Fabiano Cadioli
Comentário

Comprei um exemplar GOLD há menos de um ano com cerca de 5 cm, e hoje já está com quase 10 cm. O apetite dele continua grande em relação às algas e está sendo realmente muito útil na manutenção delas.

Contribuído por João Ricardo Vido
Comentário

O comedor de algas chinês é excelente para o controle de algas no aqua. Para até uns 250 litros um exemplar é o suficiente (podendo ser complementada essa limpeza com um cardumezinho de Otocinclus). Há estes relatos de eles começarem a atacar os Discos ou passarem a comer ração. Ambos comportamentos ocorrem quando os mesmos já passam a encontrar dificuldade de alimentação no aqua (ou seja, falta de algas). Portanto, um exemplar apenas é o suficiente para um aqua de 250 litros (2 somente para aquas a partir de 500 litros). Se dá muito bem com outras espécies de tetras, bandeiras, ou em outros aquas comunitários, sendo um peixe extremamente pacífico! Vale a pena, especialmente os da linhagem gold!

Contribuído por Cadu



 Páginas:  1  | 2 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L