Peixes Ornamentais em Aquário

Gnathonemus petersii
Peixe Elefante

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Peixe Elefante - Gnathonemus petersii

Fotos & Comentários

Gnathonemus_petersii_1.jpg (18kb)
Fotografia: Patricia Esteves

Nome: Gnathonemus petersii
Size AquapHTemp
Origin: Bacia do Congo e Niger
35 cm 200 L 6.8 26°C

Comentário

Eu já tive 2 destes peixes. São lindos, pois parecem veludos. Não se pode ter mais que um exemplar por aquário. Deve-se dar comida um pouco antes de apagar as luzes, uma vez que provêem de rios com pouco visibilidade e, por isso, orientam-se através de um sistema tipo radar e pelo toque. São peixes utilizados para controlar a qualidade da água, uma vez que são muito sensíveis a variações. Mesmo assim, penso que são até bem tolerantes, uma vez que eu raramente controlava a qualidade da água, e um deles viveu 2 anos e chegou aos 15 cm. Deve-se colocar com peixes pacíficos. Talvez hoje os pusesse com Discus e Cardinais. Acho que seria um conjunto bonito. Infelizmente, são difíceis de encontrar em Portugal, uma vez que provêem de África. Um pena!

Contribuído por Filipe Nobre
Comentário

O Peixe-elefante é um peixe de toca e, normalmente, só sai à noite. Eu tenho apenas um que possui uma coloração muito boa e come só Color Bits da Tetra.

Contribuído por Kevis Pinto
Comentário

Comprei um exemplar há umas 3 semanas e coloquei num aqua de 50 L. Ele está sozinho porque estou pesquisando direitinho as espécies ideais para fazê-lo companhia. Quando ele chegou estava meio acanhado e vivia entocado dentro de um tronco coberto por musgo de Java. Depois da primeira semana ele já estava mais habituado ao novo ambiente e a partir de então ficou muito mais fácil admirá-lo. Alimento ele com minhoca (em saquinhos de humus de floricultura) e é a coisa mais linda quando ele fica fuçando o fundo com sua tromba e puxa a minhoca. Está muito bem e é belíssimo!

Comentário

Os peixes elefantes são considerados os mais inteligentes dentre as espécies de aquários de água doce. Tímido, proveniente das águas do Nilo, é de difícil manutenção, devendo ser deixado para os aquariofilistas mais experientes. Sua tromba lhe dá o nome. Exemplares já foram notados fazendo e desfazendo montinhos de cascalhos pelos cantos do aquário e, até mesmo, brincando com bolas.

Contribuído por Paulo Pinheiro
Comentário

Tive a sorte de encontrar um numa loja de animais onde costumo comprar os meus peixes e devo desde já dizer que é um peixe lindíssimo. Infelizmente morreu passado 2 meses sem que conseguisse apurar as causas ainda que muito provavelmente tenha sido por algo que não fiz correctamente. Desde já deixo o alerta de que deve ser um peixe algo sensível a aquários comunitários.

Contribuído por victor brandão

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L