Peixes Ornamentais em Aquário

Dicrossus filamentosus (Crenicara filamentosa)
Xadrezinho Cauda-de-Lira

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Xadrezinho Cauda-de-Lyra - Dicrossus filamentosus

Fotos & Comentários

Dicrossus_filamentosus_1.jpg (15kb)
Fotografia: Maia S.

Nome: Dicrossus filamentosus
Comp AquapHTemp
Origem: Bacia Amazônica
4 cm 40 L 7.0 24°C

Comentário

Peixe de rara beleza e excessivamente barato. São provenientes de biótopo amazônico, assim como os Neons. Vivem bem em pequenas famílias com apenas um macho, pois este é agressivo com outros do mesmo gênero. Os machos chegam ao dobro do tamanho da fêmea e os dominantes possuem a capacidade de transformar seu padrão xadrez em linhas horizontais, semelhante aos Jacundás. Deve-se ter cuidado com mudanças bruscas de pH, que podem matá-los. Obtive desovas com pH 6,4 e GH 2, em um aquário comunitário (as duas devoradas pelos otos). Bons companheiros para esta espécie são peixes pequenos de água neutra/ácida que não sejam agressivos, como por exemplo os Caracídeos (borboletas, neons, foguinhos...), Otocinclus, Corydoras e alguns Apistogrammas.

Contribuído por Carlos L. Rohrbacher
Comentário

São peixes lindos! Tudo nele é ao quadrado! É bem curioso, inteligente e simpático! Não briga com ninguém no aquário. Peixe que quando adulto, fica lindíssimo. Aconselho para quem quer ter um peixe pequeno, inteligente e pacífico!

Contribuído por Christian Toshio
Comentário

Adquiri 4 xadrezinhos para um aquário plantado. O que particularmente achei mais interessante é que um deles muito provavelmente tornou-se dominante, e isso não foi só nas suas caracteristicas sociais, mas também nas fisiológicas. Ele ficou mais colorido e suas barbatanas maiores e mais bonitas. Tenho duas hipóteses do ocorrido, uma é que o peixe era um macho juvenil que tenha crescido; a outra é que nesta espécie o dominante possa sofrer um mudança nas suas caracteristicas fisiológicas. Normalmente ficam pelo fundo do aquário, todavia são muito sistemáticos entre eles, sempre desafiando um ao outro, mas são extremamente simpáticos e calmos com os outros habitantes do aquário. Adoro estes peixe!

Contribuído por Flávio Neves
Comentário

Adquiri 2 desses bichinhos e são muito bonitos. Quando adulto suas cores são muito fortes. O desenho do xadrez é muito visível, a nadadeira dorsal tem um raio vermelho bastante vivo. Acho que os que tenho são um casal, pois um não desenvolveu a cauda de lira. O da foto está um tanto descolorido. Muito diferente do meu!

Contribuído por João Luiz Moreira
Comentário

Adquiri 4 exemplares desta espécie e posso dizer que são ótimos peixes para aquários já estabilizados, pois são sensíveis a mudanças bruscas reltivas à química e temperatura da água do áquario. O exemplar da foto é jovem, pois os adultos são bem mais coloridos e possuem dois filamentos na nadadeira caudal, daí o nome Xadrezinho Cauda-de-Lira. Preferem água ácida, não sendo recomendado passar de pH 7.0. Quanto ao tamanho adulto, alguns sites falam em 4 cm enquanto outros alegam 7 cm.

Contribuído por Gabriel
Comentário

Comprei três xadrezinhos lindos e os mantenho em um aquário com engraçadinhos, neons, mato-grossos, tetras preto e amarelo, ramirezes, acarás, ituís-transparentes e cruzeiro do sul. É um peixe extremamente amigável, quase não procurando encrenca. Às vezes eles e as ramirezis se estressam, mas logo tudo fica calmo novamente. Esse é um dos melhores peixes que já tive.

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L