Peixes Ornamentais em Aquário

Danio nigrofasciatus
Danio Riscado, Danio Anão

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Danio Riscado - Danio nigrofasciatus

Fotos & Comentários

Danio_nigrofasciatus_1.jpg (13kb)
Danio nigrofasciatus macho (topo) e fêmea
Fotografia: José Bentes

Nome: Danio nigrofasciatus
Origem: Burma

Comp Aqua pH Temp
4 cm 40 L 7.0 27°C

Comentário

Reprodução e seus Hábitos: São peixes pacíficos, bons colegas para seus companheiros, bastante resistentes, comendo de tudo. Reproduzem-se com relativa facilidade, soltando ovos por todo o aquário. Como todos os Ciprinídeos, são grandes apreciadores de seus próprios ovos, pelo que venha retirar os pais logo após a postura. Os filhotes nascem ao fim de vinte e quatro horas.

Contribuído por Thomas de Azevedo
Comentário

O Danio nigrofasciatus, apesar de ter sido descrito pela 1ª vez em 1870, não é um peixe muito comum nos nossos aquários, o que não deixa de ser estranho, pois para além de serem excelentes peixes para aquários comunitários, a sua reprodução também não é muito difícil, sendo em tudo idêntica ao dos Danios “zebra”. Eu reproduzo os D. nigrofasciatus à temperatura de 25°C e pH entre os 6.5 e os 7.0. A eclosão dos ovos ocorre ao fim de 48 horas e os avelins passam mais 24 horas agarrados aos vidros ou às folhas das plantas a reabsorver o saco vitelino. Dimorfismo sexual: as fêmeas são ligeiramente mais largas que os machos, só em adulto se consegue observar bem essa diferença.

Contribuído por José Bentes

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!

                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L