Peixes Ornamentais em Aquário

Cyprichromis leptosoma
Leptosoma, Ciclídeo Sardinha

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Leptosoma - Cyprichromis leptosoma

Fotos & Comentários

Cyprichromis_leptosoma_1.jpg (33kb)
Fotografia: Molly Leonard

Nome: Cyprichromis leptosoma
Comp AquapHTemp
Origem: Lago Tanganyika (África)
10 cm 120 L 8.0 27°C

Comentário

Trata-se de um peixe um pouco raro, mas também um dos mais elegantes ciclídeos que conheço. Tão bonito, que vários aquaristas dedicam tanques enormes só para a espécie. Isso porque para se obter toda a beleza do Leptosoma, deve-se pensar em um tanque de no mínimo 300 litros e cerca de 15 a 20 indivíduos, respeitando a proporção de 1 macho/3 fêmeas. Assim como os demais do gênero, é sensível a água com má qualidade. Deve-se atentar para trocas parciais semanais de 25 a 30%, sais próprios, dureza e pH altos, temperatura 25°C a 27°C e comida bem diversificada (aceita flocos, porém na natureza se alimenta de plâncton – que consegue ver com seus grandes olhos – pequenos crustáceos, alevinos, etc). Prefere os pequenos pedaços e a hora da alimentação é um show. É muito pacífico, o máximo que ocorre são pequenos pegas com algum macho que esteja com o colorido próximo ao seu, pois os dominantes escolhem o local mais central do tanque para atrair a maior quantidade de fêmeas. Essas por sua vez são extremamente dóceis e andam em cardume entre os territórios procurando um macho que tenha belas cores e o maior espaço.

Aqua sempre tampado, pois é um excelente saltador. Quando em perigo ou assustado, e mesmo na época da reprodução (que não pára) pode saltar com facilidade. Sua capacidade de reproduzir faz com que o aqua em um determinado tempo fique com várias gerações e com muita vida. Os machos dominantes ficam com um colorido impressionante. Recomendo a todos, hoje sem dúvida é uma das maiores atrações do meu aqua onde crio Tanganyika e Malawi juntos. No meu caso, fujo um pouco da regra de ir se colocando pouca comida aos poucos. Como os Malawi são mais vorazes, coloco uma quantidade maior perto da bomba de aeração (sem exagero). Dessa forma todos comem.

Contribuído por Pedro Araújo

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!

                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L