Peixes Ornamentais em Aquário

Corydoras sodalis
Coridora Sodalis

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Coridora Sodalis - Corydoras sodalis

Fotos & Comentários

cory2.jpg (39kb)
Fotografia: Marcos Avila

Nome: Corydoras sodalis
Comp AquapHTemp
Origem: América do Sul
5 cm 60 L 7.3 25°C

Comentário

Como em todos os membros da família Corydoras, esta espécie dedica-se à limpeza do fundo do aquário no que diz respeito aos restos de comida. Muito trabalhadoras e extremamente úteis na manutenção de qualquer aquário, deve-se manter um pequeno grupo em proporção ao tamanho do aquário, mas normalmente três a quatro indivíduos são necessários para um aquário de 70 litros. Apesar do seu aspecto que por vezes é para alguns assustador, são habitantes completamente inofensivos e incapazes de mordiscar qualquer tipo de peixe, mesmo os mais pequenos. Por vezes, quando são co-habitantes algumas espécies de barbos mais agressivas, as Corydoras ficam com as pontas das barbatanas mordiscadas. No que respeita à alimentação, são onívoras, embora dêem preferência às pastilhas vegetais disponíveis no mercado. Esta espécie (C. sodalis) pode viver por 2 ou 3 anos e não atingem comprimentos exagerados. As espécies mais comuns de corydoras, como a leopardo, e todas as outras que atingem comprimentos na ordem de 6 ou 7 cm, têm tendência a viver mais tempo e podem viver até 7 anos. No capítulo da reprodução, considera-se praticamente impossível em aquários de conjunto, no entanto, em aquários separados, embora muito difícil e requerendo muita prática, poderá distinguir-se a fêmea pela barbatana dorsal que é mais arredondada.

Contribuído por Sérgio Costa
Comentário

Tenho 3 desta espécie de corys em meu comunitário. São muito alegres e desempenham um papel fundamental de limpar o fundo do aqua. São muito boas no que fazem. Quando se assustam elas nadam de um lado para o outro no aqua. É recomendável adquirir mais de 2 exemplares, pois gostam de ficar em grupo.

Contribuído por Kenzo Takehara

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!

                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L