Peixes Ornamentais em Aquário

Colisa labiosa (Trichogaster labiosus)
Colisa Labiosa

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Colisa Labiosa - Colisa labiosa

Fotos & Comentários

Colisa_labiosa_1.jpg (20kb)
Fotografia: Marcos Avila

Nome: Colisa labiosa
Origem: Burma, Índia

Comp Aqua pH Temp
9 cm 100 L 6.8 25°C

Comentário

Peixe fantástico! Sua coloração ficará destacada se o aquário for bem plantado e a iluminação for adequada, porém fiquem muito atentos com a boa alimentação e aos outros peixes que costumam agredir esta espécie pacata.

Contribuído por Renato Silveira
Comentário

Tenho um casal desses. Não são tão temperamentais como os tricogasters, são extremamente amigáveis, vindo comer até na mão. Estão em um aquário de 200 L e esses dias criaram mais de 700 alevinos...quem cuidou foi o macho, porém não passaram da terceira semana. São lindos e a fêmea está com ovos de novo, e espero que dessa vez consiga.

Contribuído por Thiago Thomas
Comentário

Já tive esse peixe por alguns meses há um tempo atrás. Tem exatamente essa aparência. Breve descrição: pH: neutro (6.8-7.2). Comportamento: qualquer peixe agressivo (barbus, ciclídeos etc.) o atormenta, e tem a mania de perseguir peixes não encrenqueiros. Um fato chama muito a atenção para o peixe, que são os lábios enormes e sua atração por ampulárias. Isso mesmo, ele as come sem dó nem piedade, mas não come caramujos de praga. É muito raro vê-lo nas lojas (talvez por ser pouco atraente) e ainda é 3 vezes mais caro que um colisa comum.

Comentário

Tenho alguns desses peixinhos há 5 meses, em um aquário de 100 L. São muito bonitos, dão um contraste maravilhoso com as plantas. São calmos e quando se acostumam chegam a comer na mão. Vivem muito bem com meus tetras, meus barbus e coridoras.

Contribuído por cleiton dos reis
Comentário

Eu já tive vários casais da Colisa Labiosa, e posso dizer, seus lábios realmente são mais avantajados que os das demais colisas, mas não chegam a ser aquele exagero dos lábios dos Beijadores, da mesma família. Elas são muito bonitas, e ficam ainda mais elegantes com o adicional de suas barbatanas peitorais compridas, igualmente às colisas normais. São mais caras sim, mas são maiores, e até certo ponto muito resistentes. Consegui reprodução delas uma vez, apesar de não conseguir criar os filhotes que nasceram. Foi assim: como eu não tinha mais aquários sobrando, peguei uma caixa de isopor, de uns 40 L (por favor, não ponha eles no isopor! Deixa a água muito fria! Apesar de eu ter colocado um aquecedor...), então, o isopor era até um bom lugar, pois elas tinham total privacidade (como sabem, são muito assustadas em aquários pelados). Aí elas se reproduziram lá, igual aos bettas, mas o macho não bate tanto na fêmea, apesar de que alguns podem ser mais violentos que outros, o fato é que não usei o pote de maionese para separar eles. O ninho de bolhas delas é fantástico, bastante espesso, parece espuma de cerveja, e bastante resistente também. Uma fêmea adulta bota uma quantidade grande de ovos, todos transparentes, não importa se estiverem fecundados ou não, e depois de algumas horas, dá para ver uma pequena coisa cinza dentro deles, que é o embrião. Nascem depois de umas 48 horas, e o pai é muito cuidadoso com eles até nadarem sozinhos, inclusive, beliscando até seu dedo, se o aproximar muito do ninho, mas eles ficam com medo se for a mão inteira. É muito bonito vê-los reproduzindo, vale a pena tentar! Apesar de não terem cores muito bonitas, é um peixe muito interessante, mais robusto do que as colisas, e nem por isso mais briguento. Eu as comparo com os Peixes-do-Paraíso. Seu comportamento é bem parecido.

Contribuído por Elisa Oliveira
Comentário

Tenho um desses lindos peixes no meu aqua de 50 L que ganhei há quase um ano de um amigo. Peixe extremamente resistente e dócil, convive muito bem com meus tetras e coridoras. Adora ficar circulando por entre as plantas (amazonense e sagitária), tem um crescimento bom, o meu já está com 7 cm. Na hora do almoço vem logo para a borda d'água. Certa vez tive problemas com doença bacteriana que foi fatal para todos os peixes menos para o colisa labiosa. Recomendo para todos.

Contribuído por Edson Pinho
Comentário

Eu tenho um casal em meu aqua de 100 L. Exatamente hoje, os retirei e coloquei em um aqua de 20 L para tentar a reprodução. Apesar do comentário sobre as cores, eu adoro a coloração das minhas labiosas, estão comigo há 1 ano e meio já. Com certeza são fortes, dóceis e de comportamento misto, são paradas e ao mesmo tempo ativas. Foram na verdade após os guppys o segundo peixe que eu comecei a criar.

Contribuído por Leandro Lapa
Comentário

A Colisa Labiosa é um peixe extremamente sociável, além de ser muito ativo e guloso. Aceita muito bem todos os alimentos, principalmente, Color Bits. Possuo por enquanto um exemplar em meu aquário de 630 L. O contraste da Labiosa com plantas verdes é incrível.

Contribuído por Carlos Lima

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L