Peixes Ornamentais em Aquário

Cichlasoma salvini
Ciclídeo Salvini, Ciclídeo de Barriga Amarela, "Pico de Gallo"

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Ciclídeo Salvini - Cichlasoma salvini

Fotos & Comentários

Cichlasoma_salvini_1.jpg (15kb)
Cichlasoma salvini fêmea. Fotografia: Jeff Rapps

Nome: Cichlasoma salvini
Comp AquapHTemp
Origem: México, Guatemala, Belize
22 cm 400 L 7.0 25°C

Comentário

Ciclídeo americano de médio porte, muito bonito, que não requer aqua muito grande (200 L) se viver sozinho. Com outros peixes, é uma espécie altamente territorial e bastante agressiva. Apesar do tamanho não se intimida facilmente, atacando ferozmente mesmo peixes maiores, chegando a fazer estragos consideráveis. Este espécime chegou a atacar meu gourami giant gold, com 35 cm, quando media apenas 16 cm, de tal forma que fui obrigado a retirar o gourami do aqua. Além disso, batia no labiatus de 18 cm e encarava os apaiaris com 22 cm. Contornando-se esse "probleminha" da agressividade, é uma espécie fascinante, de coloração chamativa e agradável, de tamanho médio, muito interessante de se ter em aquas. Recomendo para os amantes de ciclídeos.

Contribuído por Daniel Machado
Comentário

Adquiri faz pouco um salvini. Ele vive em um aquário com um apaiari, um cascudo e um synspillum. Realmente ele é bastante territorialista, mas não é muito agressivo. Demarca seu território rapidamente e o protege, mas não a ponto de atacar peixes maiores (mantém distência do Apaiari (28 cm). Comparado ao salvini da foto, o meu exemplar já tem pouca intensidade de amarelo e muito mais de azul.

Contribuído por Gustavo Hofmann
Comentário

Tenho um salvini no meu aqua, porém ele não passou de seus 10 cm em torno de dois anos, num aqua de 200 L. Talvez seja porque ele não teve muita chance de se desenvolver diante da população excessiva de ciclídeos: citrinellum, texas blue, boca de fogo, synspilum, ou seja, acho que faltou espaço. Porém mostra uma coloração de destaque, vermelha na parte inferior e azul na parte superior (nadadeiras), além do amarelado espalhado pelo resto do corpo. Trata-se de um belo peixe, pena que ultimamente vive entocado.

Contribuído por Ricardo Telles Miranda

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!

                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L