Peixes Ornamentais em Aquário

Cichla temensis
Tucunaré-Açu, Tucunaré-Paca, Tucunaré-Pinima

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Tucunaré - Cichla temensis

Fotos & Comentários

Cichla_temensis_2.jpg (15kb)
Fotografia: Daniel Machado

Nome: Cichla temensis
Comp AquapHTemp
Origem: Bacia Amazônica
100 cm 1000 L 6.5 27°C

Comentário

Ciclídeo predador extremamente veloz, que se lança como um foguete sobre as presas (no meu caso, espécimes "selvagens" de Betta splendens oriundos de população introduzida em lagoas do Ceará). O meu espécime, em particular, aceita alimentos "mortos" (peixinhos frescos, camarão, carne crua) mas, via de regra, os tucunarés só aceitam alimentos vivos. Espécie bastante agressiva, que costuma atacar os outros habitantes do aqua com mordidas, utilizando para isso sua enorme boca, chegando a fazer estragos consideráveis. Animal indicado para aquas GIGANTES, ou mesmo tanques externos (lagos, açudes...). Atualmente, o tucunaré-açu pode ser encontrado em diversos açudes e lagoas do Ceará, tendo sido introduzido como peixe de corte.

Contribuído por Daniel Machado
Comentário

Os tucunaré-açu, por atingirem portes gigantescos, não são recomendáveis para tanques e aquários. Podem atingir até 15 quilos! Os tucunarés presentes nas Bacias do Prata que foram introduzidos recentemente são mais sugeridos para tanques e aquários. Eles têm tolerância bem mais altas do que os outros tucunarés, tanto em termos de temperatura como em qualidade da água, que não precisa ser tão ácida como no caso de outros peixes da Bacia Amazonica, como discos, neons etc. Eles gostam de alimento vivo, isso é conhecimento de todos, mas aceitam pedaços de carne também, principalmente de peixe é claro. O meu eu alimentava com labaris comprados e piaus pescados por mim mesmo em uma represa da minha fazenda. Os piaus eu fatiava em postas e servia para os tucunarés. Eles aceitavam, mas só quando realmente estavam com fome e não por pura gulodice.

Contribuído por Guilherme Costa
Comentário

Tenho um amarelo com aproximadamente 35 cm, manso, come ração na mão, mas não rejeita peixes vivos. Mora no aquário desde 5 cm há uns três anos. No aquário mora um bala shark, uma aruanã, um oscar albino e uma traira na maior paz. O aquário fica na parede de um corredor, mas só consegui isso criando-os desde pequenos.

Contribuído por Marcelo cruz
Comentário

Meus tucunarés são extremamente velozes na captura das presas. Adoro vê-los caçar. Agora estão aceitando peixes mortos, carne e alguns até abocanham ração. Sem dúvida quem gosta de vorazes predadores tem que ter um tucuna!

Contribuído por Bruno Roncolato

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L