Peixes Ornamentais em Aquário

Hypostomus plecostomus, Liposarcus pardalis, etc...
Cascudo Comum, Peixe-Gato, Cascudão

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Cascudo Comum - Hypostomus plecostomus e outros

Fotos & Comentários

Hypostomus_plecostomus_3.jpg (20kb)
Fotografia: OSH
Comentário

Já é a terceira vez que tenho plecos no meu aquário. Os primeiros dois viveram pouco tempo, acho que foi de fome porque, apesar de os alimentar com pastilhas de fundo, na altura tinha um peixe Cometa muito grande e voraz que não dava tempo a nenhum peixe de se alimentar da pastilha. Depois de ter dado esse mesmo peixe, comprei outro pleco, que na altura era pequeno e inofensivo para os meus outros peixes. No entanto, passados 3 anos ficou muito grande e começou a atacar os outros habitantes do aquário, embora muito maiores do que ele. Resultado, mais uma vez fiquei sem um pleco no meu aquário, porque depois de um peixe telescópio lindo e enorme que tinha mais de 8 anos morrer por causa do pleco resolvi dá-lo ao meu tio, que tem um aquário maior para ele. Neste momento tem concorrentes à altura (2 peixes-gato, tendo um deles mais de 25 cm) e voltou a tornar-se inofensivo.

Contribuído por Sara Pardal
Comentário

Possuo 2 exemplares desse lindo animal no meu aquário. No primeiro dia que coloquei o segundo habitante, fiquei 2 horas sentado à frente do aquário tomando conta para ver se eles se atacariam. O primeiro contato não foi muito amistoso, mas após alguns minutos, eles já estavam fuçando em tudo no aquário juntos. O mais engraçado é que apesar de meu aquário possuir várias grutas feitas de pedras e troncos, eles dividem a mesma caverna. Um deles (o menor de 9,5 cm) é mais ativo, fica o tempo todo passeando pelo aquário, não tem medo e mesmo quando vou alimentar os outros peixes, ele escuta o barulho da tampa do aquário e já sai correndo para comer junto com os peixes. O outro é bem maior, 16 cm, esse gosta mais de se alimentar à noite ou quando a fome aperta ele se junta ao companheiro na espera da comida. É muito interessante como esses peixes crescem, o menor veio para cá com apenas 4 cm.

Contribuído por Gustavo Caratti
Comentário

Tenho um cascudo de 25 cm e é o meu xodó. Toda vez que sento ao lado do aquário ele vem pro meu lado e fica me olhando (acho que pedindo comida). Já com meu marido, depois do dia que ele bateu no vidro sem querer e assustou-o, toda vez que ele chega perto do aquário ele se esconde. Quando está comendo realmente ele fica um pouco agressivo, querendo guardar toda a comida pra ele, mas no geral é um peixe dócil sim.

Contribuído por Cristiane Batista
Comentário

Tenhos dois exemplares desse peixe em meu aqua, só que, ao contrário de alguns comentários, não vejo briga entre eles. Alimento os dois com apenas um Bottom Fish. Mesmo assim, nada de brigas. No entanto, um comportamento deles me chama a atenção. Quando alimento os demais peixes com flocos, os dois cascudos sobem à superfície e, de cabeça para baixo, capturam o alimento deslizando sob a lâmina de água. É um momento engraçado, que atrai a atenção de todos que observam o aqua.

Comentário

Minha experiência foi um tanto triste: comprei um cascudo para ajudar na faxina do meu aquário e no segundo dia amanheceu uma colisa lalia toda machucada, era o peixe mais antigo do meu aquário e como todos os outros moradores nunca me deram trabalho, devolvi-o à loja. E não foi por falta de comida!

Contribuído por Sônia Lago
Comentário

Li os comentários dos senhores sobre os cascudos e gostaria de compartilhar a minha experiência. Moro em Caldas Novas - GO, e ganhei de um amigo dois destes que foram capturados no Rio Quente, da cidade vizinha homônima. Eles tem 8 cm e 5 cm. O aquário tem 70 L e é muito oxigenado. Um dia observei que o maior estava muito claro, quase branco, quando eles na verdade são bem escuros. Fiquei intrigado, mas parou por aí, depois observei no menor e depois varias vezes com os dois. Achei que era a luz. Contudo ontem me assustei. Vi o maior sair de umas pedra claras e ir para um toco preto. O contraste foi enorme mas em uns 20 segundos o peixe ficou escuro. Estou muito surpreso com a capacidade de mimetismo deste peixe. Já observei outra vez e com os dois.

Contribuído por Rafael Gomes
Comentário

Gente, ontem mesmo fui em busca de um cascudo com o intuito de comprar um faxineiro para o meu aqua! Possuo dois kinguios, sendo um deles um telescópio (meu xodó). O cascudo passou a tarde limpando uma pedra do aqua e depois se escondeu dentro de um castelo decorativo. Hoje quando acordei, notei que meu telescópio estava todo mordido e machucado! Um horror! Tadinho, morri de pena! Não deu outra: tirei o cascudo de dentro do aqua e o devolvi para a loja! Experiencia terrível! Espero muito que meu pretinho sobreviva! Mas vale dizer que o aquario está limpíssimo, sem limo nenhum! O cascudo realmente é um ótimo faxinheiro, apesar de ter sido muito agressivo.

Contribuído por wanessa souza

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!



 Páginas:  1  | 2  | 3 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L