Peixes Ornamentais em Aquário

Hypostomus plecostomus, Liposarcus pardalis, etc...
Cascudo Comum, Peixe-Gato, Cascudão

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Cascudo Comum - Hypostomus plecostomus e outros

Fotos & Comentários

Common_Pleco_1.jpg (22kb)
Fotografia: Taylor Rhodes
Comentário

Ao contrário do que muitos dizem, não acho ele nada pacífico; quando pequeno, é inofensivo, mas tive um que quando passou dos 20 cm, ficou agressivo com os meus kinguios. Não acho que o problema fosse falta de comida, pois ele comia ração na minha mão e era até gordinho, e quando atacava, não tentava se fixar nos peixes para retirar o muco, apenas nadava com as nadadeiras estendidas, parecia querer assustar os outros, como se estivesse tentando defender o território. Não era agressivo com outros cascudos. Coloquei este peixe no meu lago com carpas, onde ele sossegou; hoje ele tem aproximadamente 35 cm e deve ter mais de 10 anos. Já aconteceu de novo com outro cascudo. Apesar disso, tenho sempre cascudos no meu aquário (300 L), pois considero eles os melhores faxineiros, e os mais resistentes. Mas, quando crescem demais, vão para o lago.

Contribuído por Vanessa Elisa
Comentário

Os cascudos como lhe chamam aí no Brasil, são conhecidos em Portugal por Plecos ou plecostomus, há quem lhes chame limpa vidros. São de facto peixes formidáveis. Tenho três no meu aqua, um deles cresce de dia para dia os outros dois são muito mais pequenos. Este grande é um comilão. Come pepino, comida de fundo, comida dos outros peixes, suga o areão os vidros, enfim tudo e disputa com os demais a comida de fundo que deito ao anoitecer. É sem dúvida um dos meus preferidos.

Contribuído por Isabel Almeida
Comentário

Adoro esse peixe belo e tenho uma criação enorme destes cascudos. Comecei a repodruzí-los em 2001 e até agora nunca pararam. Já tenho umas 240 crias em cativeiro dos meus belos F0, capturados num charco em Belo Horizonte. O meu maior já atinjiu 48 cm. Ainda não consigo diferenciar os sexos, mas que eles metem muitos ovos na boca metem...de outros peixes. Costumo lavrar as plantas na altura do acasalamento pois os machos andam mais irrequietos. Costumo alimentá-los com fécula de batata. Espero ajudar na vossa experiência.

Contribuído por José Galvão
Comentário

Sobre o peixe cascudo, não tive uma experiência muito boa com ele não. Coloquei um em meu aqua que cresceu em pouco tempo, tenho em meu aquário de 200 litros com dez kinguios, todos de raça. Aliás, tinha, pois no fim do mês de setembro de 2005, acordei de manhã e ao colocar comida, notei que um kinguio oranda estava todo retalhado, alguma coisa o tinha atacado de noite e roido toda a nadadeira, raspado todo seu corpo, e lesões que o levaram a morte. Não consegui entender o que aconteceu, até que no dia 07/10/2005, presenciei o cascudo atacando outro kinguio, um telescópio tossakin negro, em pleno dia. O seu corpo ficou quase igual ao do primeiro kinguio, só não ficou pior porque o tirei do aquário. Acho que o kinguio não resistirá. Se não tivesse visto com meus próprios olhos não teria acreditado, não imaginei que um cascudo pudesse fazer tanto estrago num peixe como fez em meus dois kinguios, pois o sempre vi comendo ração e rodelas de batatas que colocava constantemente. Cascudo em meu aquário nunca mais...

Contribuído por Marcio Henrique Campos
Comentário

Tenho um cascudo há cerca de 2 anos e vive muito bem à base de spirulina. Durante o dia mantém-se escondido em sua caverna preferida feita com pedras. Eu coloco a ração bem à frente dela e espero ele sair, meio desconfiado, tateando o substrato à procura da comida! Quando acha, espanta os rosdóstomos que tentam dividir sua refeição e vai arrastando seu alimento preso a sua ventosa até o interior da caverna. Depois de alguns minutos não se vê nem a ração e nem o cascudo. Já está com uns 12 cm e continua crescendo rapidamente. É um belo peixe!

Contribuído por Júnior
Comentário

Realmente um peixe pacífico...com qualquer animal que não sobreviva no fundo do aquário. No meu ocorrem batalhas épicas entre o cascudo, o pitu e as rãs Xenopus. Quando se encontram no fundo na hora que lhes dou comida...Mas pelo fato do aquário ser grande (400 L) logo se afastam, não havendo maiores problemas. Mas o cascudo em si é, sem duvida, o melhor dos peixes faxineiros já que limpa todas as superfícies do aquário, além de ser super-resistente a doenças (foi o único sobrevivente do meu antigo aquário, que teve todos os peixes mortos por fungos que se espalharam rapidamente).

Contribuído por André Bordeaux



 Páginas:  1  | 2  | 3 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L